Correio Central
Voltar Notícia publicada em 10/04/2014

Deputados fazem Audiência em Ouro Preto na data dos 43 anos da Ceplac

A Audiência Pública vai ocorrer nas dependências da Estação Experimental da Ceplac, na BR-364, km 325, numa data histórica para a instituição vinculada ao MAPA, que iniciou atividades em Ouro Preto do Oeste no ano de 1971. O deputado Lebrão solicitou a Audiência.

A Assembleia Legislativa dos deputados promove Audiência Pública no dia 25 de abril em Ouro Preto do Oeste com a finalidade de tratar do tema “Introdução da Cacauicultura nas Políticas Públicas do Estado de Rondônia”.

 

O requerimento é de autoria do deputado estadual José Eurípedes Clemente “Lebrão”, do PTN.


A Audiência Pública vai ocorrer nas dependências da Estação Experimental da Ceplac, na BR-364, km 325, numa data histórica para a instituição vinculada ao MAPA, que iniciou atividades em Ouro Preto do Oeste no ano de 1971. O diretor-geral da Ceplac, Hélinton Rocha, confirmou presença na audiência.


O objetivo dessa audiência é fazer com que a cultura do cacau seja incluída nas políticas públicas do estado e que aja empenho para a retomada da produção de cacau em Rondônia. 


A proposta do deputado Lebrão visa criar o Fundo do Cacau, da forma que funciona nos estados da Bahia e do Pará, para fortalecer a Ceplac em Rondônia que carece de mais recursos. “Com a criação do Fundo do Cacau, a Ceplac terá mais pesquisas, material clonal e parcerias com as prefeituras para retomar as lavouras cacaueiras”, explica Antonio de Almeida Lima, gerente da estação experimental de Ouro Preto do Oeste.


A cacauicultura se recente a muito tempo de uma política de governo mais efetiva de apoio a essa atividade lucrativa. Graça são Fundo do Cacau, o estado do Pará apresenta resultados positivos no campo da pesquisa e da produção. 

 

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também