(Brasília, 17/07/14) A assinatura de um tratado entre Brasil, China e Peru para a construção da Ferrovia Transcontinental passando por Rondônia, a partir dos municípios de Porto Velho e Vilhena, foi comemorado pelo senador Valdir Raupp e a deputada federal Marinha Raupp, que têm trabalhado em Brasília para a inclusão dos municípios rondonienses na ligação ferroviária.
O traçado da ferrovia contemplará também os estados de Goiás e Mato Grosso, e se estenderá a Rio Branco(AC), Cruzeiro do Sul até a fronteira Brasil/ Peru.
O tratado foi assinado ontem, em Brasília pelos presidentes dos três países: Dilma Rousseff (Brasil), Xi Jinping (China) e Olanta Humala (Peru) durante a sexta cúpula do bloco dos mercados emergentes dos países dos BRICs (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), com os países das América do Sul.
A assinatura foi proposta pelo presidente Chinês Xi Jinping que pediu a formação de um grupo de trabalho para a construção da ferrovia Transcontinental que unirá os oceanos Pacífico e Atlântico. Este grupo vai planejar a construção e a operacionalização da ferrovia.
Para o senador Raupp e a deputada federal Marinha Raupp, a participação da China neste projeto de construção da Ferrovia é de fundamental devido a destacada experiência no setor já que a China possui ao todo cerca de 100 mil KM de ferrovias dos quais 11 mil KM são de trens de alta velocidade.
O estado de Rondônia foi incluído no sistema ferroviário nacional devida a ação política desenvolvida pelo senador Valdir Raupp e a deputada federal Marinha Raupp, durante a apreciação e votação da Medida Provisória 427/, no Congresso Nacional.
Pelo projeto que teve o senador Raupp como relator-revisor , os municípios de Vilhena e Porto Velho foram incluídos no sistema ferroviário.
Ao se referir aos municípios rondonienses contemplados no projeto, o senador Raupp destacou que a ferrovia permitirá o escoamento da soja produzida em Rondônia diretamente para o Oceano Pacífico, de onde chegará ao mercado chinês sem precisar fazer uma verdadeira circunavegação da América do Sul.
A deputada lembrou que a inclusão de Porto Velho e Vilhena na Ferrovia Transcontinental ocorreu, após várias ações feitas na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, quando tramitou a MP 427.
“Naquele momento solicitei ao relator da MP 427, deputado Jaime Martins, que incluíssem os municípios rondonienses no sistema ferroviário nacional o que foi aceito”, disse a deputada Marinha.
No ofício, datado de 25 de junho de 2008, a deputada justificou a importância da inclusão dessas duas cidades rondonienses para a economia do estado, explicando que “esse fato vai trazer grandes benefícios para a região como a integração dos povos latino-americanos”.
Para a deputada federal Marinha, esses trechos ferroviários vão se constituir em um novo corredor de transporte e propiciará real acessibilidade aos produtores de Rondônia e região aos mercados consumidores tanto do Brasil como de países sul-americanos.
Ribamar Rodrigues
Assessoria de Imprensa