Correio Central
Voltar Notícia publicada em 12/08/2014

Criadores de Ouro Preto e Theobroma vencem 13º Concurso Leiteiro

O Concurso Leiteiro teve dois vencedores de Ouro Preto do Oeste nas categorias vaca e novilha para agricultores pronafianos - que possuem DAP - Declaração de Aptidão ao PRONAF – concorrendo em igualdade. Na categoria Aberto o vencedor é de Theobroma e o segundo colocado de Cerejeiras.

Na noite de sábado foi realizada a cerimônia de premiação dos vencedores do 13º Concurso Leiteiro de Ouro Preto do Oeste, realizado no galpão de eventos do Parque Agri-Show Norte.


O Concurso foi realizado pela Agri-Show Norte em parceria com a Seagri e Emater, e foi coordenado por Carlos Antonio Batista, o “Carlinhos” do Laticínio Vitalli.    


O Concurso Leiteiro teve dois vencedores de Ouro Preto do Oeste nas categorias vaca e novilha para agricultores pronafianos - que possuem DAP - Declaração de Aptidão ao PRONAF – concorrendo em igualdade.


Na categoria Aberto o vencedor é o produtor rural Adriano Vieira da Silva, do sítio Bom Jesus, localizado no assentamento Primavera no município de Theobroma, região de Jaru. Adriano trouxe para o Concurso a vaca “Vitória”, que produziu 42.762 litros de leite.


O segundo lugar foi para o município de Cerejeiras, pelo desempenho da vaca “Rainha”, com média de 42.307 litros de leite; a vaca “Bromélia”, também de Theobroma, conseguiu a terceira melhor média com 41.406 litros de leite.  


CONCURSO VACA DAP

A vaca campeã na categoria dos agricultores familiares foi o animal “Iaska”, de propriedade do agricultor André Possmozer Castilho, de 23 anos, que reside na Linha 63 (Duas Placas) na região rural conhecida por “Linha Pecuária”.


O produtor André Possmozer disse que a vaca Iaska é um animal de 36 meses, tratado a pasto complementado com silagem. “A história dessa vaca é bem interessante. Ela veio preenchida em negócio no lugar de outra vaca, ficou em segundo lugar em Ji-Paraná e agora foi campeã”, revelou.


A vaca Iaska conseguiu atingir média de produção de 44.240 litros de leite/dia; a vaca Espanhola, do criador Arylson Lopes Tavares obteve o 2º lugar com a produção média de 34.988 litros de leite.


O 3º lugar foi para o animal “Nº 3300”, do produtor Belmir Antonio Cieslak. O animal conseguiu atingir média de produção de 33.635 litros de leite.


CONCURSO NOVILHA DAP

A novilha “Bebesona”, propriedade do agricultor Ozeias Teixeira da Silva de Ouro Preto do Oeste conseguiu registrar uma produção média diária de 37.723 litros de leite e tornou-se o animal campeão da sua categoria  no 13º Concurso Leiteiro realizado no Parque Agri-Show Norte.


A novilha “Madona”, do produtor Pedro Marques da Cruz apresentou média de produção de 33.410 litros e conseguiu o segundo lugar. A novilha “Limeira”, do criador Gilmar Dutra Vial obteve média de 32.711 litros de leite e ficou em terceiro lugar.   

Leia Também