Correio Central
Voltar Notícia publicada em 23/08/2014

Cooperativa de recicláveis tem interesse no material produzido em Nova União

A cooperativa é detentora de um plano que lança luz sobre o problema: trata-se do Projeto Econsciente, uma mistura proposital de ecologia com consciência. A iniciativa trabalha o despertar da consciência ecológica. É uma ação de convencimento e de introdução de mudança de hábito

O prefeito José Silva e Jucilan Alves Ribeiro Lubiana, secretário Municipal de Planejamento, Coordenação, Administração e Fazenda reuniram-se com representantes da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Ji-Paraná (COOCAMARJI) para discutir ações visando à destinação correta do lixo produzido por Nova União.

 

A cooperativa é detentora de um plano que lança luz sobre o problema: trata-se do Projeto Econsciente, uma mistura proposital de ecologia com consciência. A iniciativa trabalha o despertar da consciência ecológica. É uma ação de convencimento e de introdução de mudança de hábito, um incentivo ao engajamento das pessoas no processo de separação do lixo nas residências.

 

A Coocamarji já desenvolve esse projeto em Ji-Paraná. A ação é bastante extensa incluindo produção gráfica de cartazes, folders, imãs de geladeira, banners, além de palestras educativas e de incentivo nas empresas e escolas. Obviamente toda essa movimentação tem um custo financeiro para a cidade.

 

Não descartando a possibilidade da participação de Nova União, o prefeito José Silva pediu aos representantes da Coocamarji que o Projeto Econsciente seja adaptado para a realidade do Município, para então decidir com segurança se a prefeitura adere ou não à iniciativa.

 

Silva enfatizou que para 2014 há a necessidade das sacolas ou sacos para separação do lixo, material gráfico e mobilização nas escolas e, que em 2015 o foco deverá ser lançado sobre a mobilização da comunidade. A adaptação do projeto deverá ser apresentada ao prefeito nos próximos dias.

 

Entretanto, o recebimento pela Coocamarji do material reciclável produzido por Nova União não depende de o Município aderir ou não ao projeto. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Na reunião, os representantes da cooperativa já admitiram (verbalmente) o interesse em receber os recicláveis separados nas residências e coletados pela Prefeitura.

 

Guarda Mirim de Nova União recolhe material para fabricação de enfeites para a cidade

 

A Guarda Mirim Municipal de Nova União já está se mobilizando para recolher as garrafas PET que serão usadas na confecção de enfeites e alegorias para embelezamento da cidade. De acordo com Francieli Ribeiro Gama, 1ª dama do Município, as PET’s serão usadas na fabricação de flores artesanais, além de outros itens.

 

Há alguns dias os guardas mirins recolheram pneus, também com a intenção de ornamentar a cidade.  “Os pneus serão transformados em vasos estilizados para receber as flores fabricadas” – informa a 1ª dama. Ainda de acordo com Francieli, os guardinhas também estão aproveitando a visita às casas para instruir a população sobre a separação do lixo doméstico, a ser adotada brevemente em Nova União. A própria ação de recolher garrafas PET e pneus já está contribuindo para um meio ambiente mais saudável. O grupo de adolescentes foi comandado pelo sargento Osmar Ferreira dos Santos. 

 

Texto e Fotos: Anfrízio Santana 

Leia Também