Correio Central
Voltar Notícia publicada em 09/09/2014

Ouro Preto: árvores de ipê de cerrado viram atração na XV de Novembro

As mudas dos ipês foram plantadas pelo universitário Caio Bispo Ferreira (30), estudante de Engenharia Florestal, que colheu sementes de uma árvore em guajará-Mirim.

Três árvores bem floridas de ipê branco de cerrado que foram plantadas há cinco anos na avenida XV de Novembro, próximo do quartel do Corpo de Bombeiros de Ouro Preto do Oeste viraram atração. Elas estão localizadas na área de entrada do estacionamento dos bombeiros e da Praça da Liberdade.


Desde quando foram plantadas, as mudas sempre receberam a proteção com grades de madeira, foram regados todos os dias pela turma do Corpo de Bombeiros Militar da cidade até cresceram, virando árvores majestosas de extrema beleza.


As três árvores são simbólicas para o Corpo de Bombeiros que até hoje zelam em volta do local onde foram plantadas. As árvores foram adotadas pelos Bombeiros como símbolo de meio ambiente. 


As mudas dos ipês foram plantadas pelo universitário Caio Bispo Ferreira (30), estudante de Engenharia Florestal, que esteve à frente da equipe oficial de plantio de mudas da prefeitura municipal até a metade do ano passado.


“Eu estava numa praça em Guajará-Mirim quando observei várias sementes de uma árvores de ipê branco caídas no solo. Juntei um bocado e levei comigo para Porto Velho, depois fiz as mudas no terraço do apartamento onde morava”, conta Caio, a origem das árvores.

 

Caio até hoje trabalha no replantio de mudas e plantas na cidade, mas está a serviço do deputado estadual Jaques Testoni e do prefeito Alex Testoni.


O deputado Jaques, alias, foi o doador das sementes que originaram em mais de 6.000 mudas de ipê que estão sendo plantadas nos canteiros de avenidas e logradouros da cidade de Ouro Preto do Oeste. 


Os ipês plantados nos canteiros da cidade são da espécie que dão floradas amarelas e roxas. No canteiro da avenida Capitão Silvio Gonçalves de Farias as plantas de ipê amarelo já estão florindo, e contribuindo com visual bastante agradável.

 

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também