Correio Central
Voltar Notícia publicada em 18/09/2014

Lixo produzido em Teixeirópolis será enviado para Vilhena

No dia 02 de agosto findou o prazo dado as prefeituras para a regularização dos lixões a céu aberto, e a prefeitura de Teixeirópolis teve de fechar o lixão e lacrar o portão de entrada.

O lixo que é produzido diariamente na cidade de Teixeirópolis será enviado para o aterro sanitário de Vilhena, no Cone Sul, há quase 400 quilômetros de distância.


O lixão a céu aberto do município foi lacrado pela prefeitura e a medida encontrada, até que seja construído o aterro sanitário de Ji-Paraná, é enviar o lixo para Vilhena.    


No dia 02 de agosto findou o prazo dado as prefeituras para a regularização dos lixões a céu aberto, e a prefeitura de Teixeirópolis teve de fechar o lixão e lacrar o portão de entrada. A cidade de Teixeirópolis produz 1 tonelada de lixo por dia.

  

A Lei 12.305, da Política Nacional de Resíduos Sólidos foi aprovada há quatro anos e o prazo estipulado para os municípios providenciarem aterros expirou em 02 de agosto.   


Na manhã de quarta-feira, o prefeito e os secretários municipais participaram de uma reunião com as engenheiras ambiental Carina Stre e Luana de Oliveira, ambas do Cimcero - Consórcio Intermunicipal da Região Centro Leste do Estado de Rondônia.  


No encontro ficou acertado que a prefeitura vai correr contra o tempo e promover uma educação ambiental às pressas entre os munícipes, para conscientizá-los da necessidade de ser feita a coleta seletiva na cidade para facilitar o armazenamento e o envio do lixo para o aterro de Vilhena.    


As engenheiras do Cimcero informaram que a prefeitura de Teixeirópolis está bem adiantada, inclusive a administração já providenciou o Plano Municipal de Resíduos Sólidos.


A reunião envolvendo as técnicas do Cimcero com o prefeito e o secretariado serviu para definir como é que vai funcionar a Coleta Seletiva, e como será promovida a Educação Ambiental entre a população de Teixeirópolis.


O prefeito Valdir Mendes de Castro enfatizou na reunião que este será um trabalho muito sério coordenado pelo Cimcero e pediu empenho a todos: “É um trabalho conjunto que envolve a saúde, a educação, área social. A população tem de estar consciente do modo de agir com o lixo”, lembrou o prefeito.


Os resíduos sólidos da cidade de Teixeirópolis serão encaminhados toda sexta-feira, a prefeitura vai utilizar um caminhão caçamba para o transporte. A carroceria do caminhão terá de estar impermeabilizada nas laterais e no fundo e com lona na parte superior.

 

Fonte: www.correiocentral.com.br/Edmilson Rodrigues

Leia Também