Correio Central
Voltar Notícia publicada em 24/10/2014

‘Ouro Preto do Oeste é um lugar de muitas potencialidades’, diz deputado Jaques Testoni

O Deputado Jaques Testoni quando foi eleito em 2010 observou o potencial turístico da cidade, onde logo no começo de mandato iniciou junto com sua equipe um grande trabalho para o desenvolvimento desse setor, fazendo com que não só o Estado de Rondônia, mas sim, nacionalmente e internacionalmente Ou

O Município de Ouro Preto do Oeste, localizado a 335 km de Porto Velho, Capital de Rondônia, teve abertura no início da década de 70 e destaca-se em vários setores econômicos, entre eles a agricultura, agropecuária, turismo e sustentabilidade.

 

O Deputado Jaques Testoni quando foi eleito em 2010 observou o potencial turístico da cidade, onde logo no começo de mandato iniciou junto com sua equipe um grande trabalho para o desenvolvimento desse setor, fazendo com que não só o Estado de Rondônia, mas sim, nacionalmente e internacionalmente Ouro Preto do Oeste fosse conhecido por suas belezas naturais. “Ouro Preto do Oeste é um lugar de muitas potencialidades, o Município sempre mostrou a sua força na agricultura e agropecuária e estamos avançando nos setores turístico e de sustentabilidade através do projeto Floreta Plantada”, destacou Jaques Testoni 

 

A assessora do deputado Jaques Maria Geralda, conhecida em todo o estado como Maria do Turismo destaca os  avanços do setor em Ouro Preto. “O SEBRAE está sendo um grande parceiro e tem contribuído muito com o avanço do turismo em Ouro Preto, através do desenvolvimento de estudos de mercado onde contamos com o apoio do consultor técnico Yure Lobo. Com o nosso trabalho no gabinete do deputado Jaques e o importante apoio do SEBRAE, Ouro Preto do Oeste passou a fazer parte da Rota Turística Internacional Pantanal, Amazônia, Andes e Pacífico, que inclui destinos como o próprio Estado de Rondônia, Acre, Mato Grosso e Peru. Em Rondônia foram inseridos na rota turística apenas Ouro Preto do Oeste e Porto Velho", disse. 

 

Maria Geralda também ressaltou que no Brasil existem somente  três reservas ecológicas urbanas: Rio de Janeiro, Manaus e Ouro Preto do Oeste – RO.

 

Os destinos turísticos

 

Os destinos turísticos naturais de Ouro Preto do Oeste incluem cachoeiras, como o Vale das Cachoeiras, trilhas, bosques, praças, hotéis ecológicos, como também o Resort Graúna, Hotel Coimbra, Paiol Mineiro, Rancho Coqueiral, e outros.

 

A cidade também conta com eventos culturais no Teatro Municipal, Festa da Padroeira, Festa da Colheita, Exposição Agri Show Norte, motocross, campeonato de voo livre, bosque municipal e Parque Chico Mendes. Esses eventos acontecem freqüentemente durante o ano e atraem turistas de outras cidades.

 

Pratos típicos

 

A região de Ouro Preto do Oeste dispõe de uma variedade de pratos típicos e ingredientes que a região Amazônica oferece. Os restaurantes servem como um verdadeiro ponto turístico gastronômico, sendo os principais pratos: galinha e arroz, palmito, peixes, pirarucu, vatapá, doce de cupuaçu e de castanha do Pará, costela assada, doce de maracujá ao creme, creme de açaí, licor de açaí e mel silvestre.

 

Entre os principais restaurantes, destacam-se o Kanpai (comida oriental), Paiol Mineiro, Bakana's, Fornalha, Selvas, Churrascaria Trevo, Espetão, Aquarius Pizzaria, entre outros estabelecimentos gastronômicos. 

 

 

Floresta Plantada

 

Ouro Preto do Oeste também vem desenvolvendo uma questão muito importante que é a sustentabilidade. Projetada no gabinete do deputado Jaques Testoni, a Associação Rondoniense de Florestas Plantadas (ARFLORA), tem como Presidente o próprio deputado Jaques, que além de político e empresário é produtor rural, sendo um grande incentivador do Plantio de árvores para fins comerciais (Floresta Plantada).

 

A associação realiza o serviço de orientação e conscientização sobre o assunto, através de palestra nas associações de produtores rurais e atua em cinco tópicos, sendo:

 

  • Plantio de árvores para fins comerciais (Floresta Plantada);
  • Novo Código Florestal Brasileiro;
  • Área de Preservação Permanente – APP;
  • Área de Reserva legal – RL;
  • CAR – Cadastro Ambiental Rural. 

Fonte: Rul.com.br

 

Leia Também