Correio Central
Voltar Notícia publicada em 15/01/2015

Plano define investimentos em segurança para 15 anos

eSTE é o resultado de um acordo de cooperação técnica firmado entre o Ministério da Integração Nacional e o Governo de Rondônia. O projeto definirá o desenvolvimento regional para os próximos 15 anos.

Os rumos dos futuros investimentos a serem feitos na área da segurança pública serão apontados pelo Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável (PDES), que é o resultado de um acordo de cooperação técnica firmado entre o Ministério da Integração Nacional e o Governo de Rondônia.

 

O projeto definirá o desenvolvimento regional para os próximos 15 anos.

 

A Secretaria da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) é representada no grupo de estudos do PDES pelo gerente de planejamento André Roberto e pelo chefe de Núcleo de Projetos Anchiles Lima. “Os estudos que fundamentarão o PDES traçarão estratégias econômico-sociais e ambientais para tornar o Estado mais justo, rico e mais seguro com base em suas vocações e potencialidades regionais”.

 

Em fase de elaboração, o plano servirá de modelo para os demais estados brasileiros e já foi objeto de debate com a sociedade nos municípios de Ji-Paraná e Ariquemes. Este formato beneficia o governo estadual, porque direciona estrategicamente os recursos disponíveis.

 

Debate

Em dezembro de 2014, o grupo de estudos se reuniu no município de Ariquemes para analisar a segunda parte do Plano, que foi entregue pela empresa de consultoria contratada para este fim pelo Ministério da Integração.

 

Para a elaboração, fiscalização e acompanhamento do programa, foi criado o Grupo de Acompanhamento, que é composto por representantes de várias secretarias estaduais, sob a coordenação da Secretaria Estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão.

 

Representante da Sesdec no grupo de estudos, Anchiles Lima considera que a diminuição da violência é um trabalho longo e intenso. “O PDES contribuirá para a definição de políticas públicas que levarão ao desenvolvimento regional e, consequentemente, à redução da criminalidade”, ele prevê.

 

Lima acredita que o PDES permitirá às futuras gerações um lugar melhor para se viver. “Com ele vamos construir um Estado economicamente viável, socialmente justo e que nos dê orgulho”, justifica.

 

Texto: Nonato Cruz
Fotos: Sesdec
Decom - Governo de Rondônia

Leia Também