Correio Central
Voltar Notícia publicada em 29/01/2015

Rondônia faz transplante de rins entre doadores vivos

Jackson Rodrigues de 24 anos, morador do município de Jaru, recebeu rim da mãe Valdenira Rodrigues, 50, a cirurgia de transplante foi realizada no Hospital de Base Ary Pinheiro, em Porto Velho.

Jackson   Rodrigues de 24 anos, morador do município de Jaru, sofria com problema renal há mais de três anos, o que deixava toda a família entristecida. Há dois anos ele fazia hemodiálise com frequência, acompanhado por médicos, entretanto, não encontrava doador compatível para o transplante.

 

Foi aí que sua mãe, Valdenira Rodrigues, 50, solidarizou-se com ele, fez exames que comprovaram a compatibilidade para a doação. Feita a cirurgia no Hospital de Base Ary Pinheiro em Porto Velho, doadora e transplantado estão bem.

 

Segundo o diretor executivo do HB Rodrigo Bastos, transplantes de rins bem sucedidos ocorrem no hospital há mais de três anos, embora em 2013 e 2014 o procedimento tenha acelerado. A central de Transplante conta com equipe médica 24 horas de plantão para captação do órgão em qualquer lugar do estado.

 

“Este é um dos serviços para os quais o governador Confúcio Moura dá prioridade”, comentou o secretário estadual de saúde, Williames Pimentel.

 

Lembrou que o transporte de pacientes e a pronta designação de equipe médica no HB visam atender a todo o estado na captação de rins, sob a responsabilidade do médico  urologista   Alessandro Prudente.

 

Este é o 12º transplante renal feito no estado, e o segundo entre doadores vivos, com êxito. A doadora já está de alta médica e o transplantado ainda está sob observação no HB. 

 

Texto: Antônia Lima
Fotos: Ítalo Ricardo
Decom - Governo de Rondônia

Leia Também