Correio Central
Voltar Notícia publicada em 26/02/2015

Nova União adere à luta contra o tabagismo

Além do acompanhamento da Equipe de Atenção Básica, será oferecido ao fumante Bupropiona comprimidos de 150 mg, goma de mascar, adesivo, inalador e spray nasal de nicotina e outros medicamentos, de acordo com a prescrição médica. “Os medicamentos já estão disponíveis na saúde de Nova União” – infor

O tabagismo é um grave problema de saúde que atinge todo o Brasil. Nova União, infelizmente não é exceção, apresentando significativo número de fumantes. Buscando enfrentar o problema, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsau) aderiu ao programa de combate ao tabagismo do Ministério da Saúde (MS).

 

Na manhã desta segunda-feira (23) aconteceu um encontro na Câmara de Vereadores reunindo profissionais municipais da saúde (Atenção Básica) e palestrantes da I Gerência Regional de Saúde de Ji-Paraná.

 

A Mini Oficina “Abordagem Intensiva ao Tabagista Para Equipes Saúde da Família” enfatizou a Abordagem e Tratamento na Atenção Básica, Bases para Abordagem do Fumante, apresentação da portaria 571/Protocolo, que Atualiza as diretrizes de cuidado à pessoa tabagista no âmbito da Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS), vídeos, relaxamento, música, abertura para questionamentos e entrega de certificados aos participantes no encerramento.   

 

Pelo Município participaram Agentes Comunitários de Saúde, a médica chefe de uma das equipes, a enfermeira Laodicéia Gonçalves Santos, gerente da Atenção Básica e coordenadora do Programa Municipal conta o Tabagismo, técnicos em enfermagem e Renata Martins de Mendonça, secretária Municipal de Saúde. Os trabalhos foram conduzidos por Maria de Fátima Paião Dutra, coordenadora do Núcleo de Atenção Básica da I Gerência Regional de Saúde de Ji-Paraná e Rosileine Xavier da Silva, responsável pelo programa de tabagismo da mesma gerência.

 

De acordo com Maria de Fátima, a oficina capacita o Agente Comunitário de Saúde e toda a equipe a sensibilizar o fumante, incentivando-o a procurar o tratamento oferecido. Os agentes foram municiados com três cartilhas para distribuição aos fumantes: 1 – Entender por que se fuma e como isso afeta a saúde; 2 – Os primeiros dias sem fumar e 3 – Como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar.  

 

Além do acompanhamento da Equipe de Atenção Básica, será oferecido ao fumante Bupropiona comprimidos de 150 mg,  goma de mascar, adesivo, inalador e spray nasal de nicotina e outros medicamentos, de acordo com a prescrição médica. “Os medicamentos já estão disponíveis na saúde de Nova União” – informa a secretária Renata.

 

Texto e Fotos: Anfrízio Santana

Leia Também