Correio Central
Voltar Notícia publicada em 04/03/2015

Nova União faz “fumacê” contra mosquito da Dengue

Funcionários da Secretaria Municipal de Saúde (Semsau) iniciaram os trabalhos na tarde de terça-feira, 3 de março. Em aproximadamente dois dias a pulverização estará concluída em toda a cidade.

Ao longo dos anos, Nova União tem mantido a Dengue longe da cidade. Para isto acontecer, a Prefeitura Municipal realiza o trabalho de Borrifação Espacial para Combate ao Aedes Aegypti em todo o perímetro urbano.

 

Trata-se da ação conhecida como “fumacê”, visando controlar o mosquito transmissor da Dengue. Funcionários da Secretaria Municipal de Saúde (Semsau) iniciaram os trabalhos na tarde de terça-feira, 3 de março. Em aproximadamente dois dias a pulverização estará concluída em toda a cidade.

 

A fumaça é produzida por duas máquinas pulverizadoras que seguem na carroceria de uma camionete. Agora que as máquinas não são mais as costais, a equipe, que era composta por cinco pessoas (motorista e quatro operadores das pulverizadoras) foi reduzida para duas pessoas – o motorista Salvador de Jesus e o funcionário Elias Tupan, que segue na carroceria comandando a pulverização. A potente e espessa cortina de fumaça penetra nos lotes e residências, atingindo possíveis esconderijos de mosquitos. A ação do vento (quando sopra na direção desejada) também contribui para uma melhor distribuição da fumaça.

 

O ingrediente usado na pulverização é o Icon 5 CE (Lambda-Cyhalothrin). Paralelo ao fumacê, a Semsau também procura as larvas do mosquito, aplicando larvicida nos potenciais criadouros naturais, formados por poças d’água de chuva e em muitos outros locais que acumulam água.

 

Texto e Fotos: Anfrízio Santana

Leia Também