Correio Central
Voltar Notícia publicada em 23/03/2015

Agricultores familiares da Região Central aderem as Agroindústrias

Somente no município de Ouro Preto do Oeste 10 Agroindústrias estão sendo instaladas nas comunidades rurais. No município de Nova União as agroindústrias farão parte do cotidiano das comunidades rurais. Em 40 dias, deve entrar em funcionamento a agroindústria de laticínios Unirlac

23 pequenas agroindústrias familiares isoladas e em forma de rede estão sendo instaladas em três municípios da região de Ouro Preto do Oeste, e o governo do Estado através da Emater acompanha o desenvolvimento desses projetos, a fim de melhorar a renda e a qualidade de vida de familiares de pequenos agricultores e produtores que querem otimizar a sua produção.


A agroindústria vai permitir a transformação de matérias-primas provenientes da agricultura, pecuária, aquicultura e silvicultura tornando o produto competitivo no mercado, gerando mais emprego e renda para toda a cadeia produtiva do agronegócio.


Somente no município de Ouro Preto do Oeste 10 Agroindústrias estão sendo instaladas nas comunidades rurais. A agroindústria familiar RIRR, implantada na Linha 04 pelo casal Izabel Alves da Silveira e Roberto Trindade de Resende. A agroindústria está funcionando com a produção de leite integral pasteurizado.


A fábrica funciona com o tanque de recebimento, pasteurizador, tanque pulmão, embaladeira, câmera fria, banco de gelo, compressor e o veículo para distribuição da produção.   


A Associação de Mulheres da Agricultura Familiar (AMAF) localizada na Gleba 11 da Linha 166 está instalando uma Agroindústria para abate de aves, já tem o galpão de criação erguido com recursos próprios, e as instalações estão em fase de acabamento. Para instalar a agroindústria, a AMAF ainda terá que construir um abatedouro, adquirir equipamentos, inclusive uma chocadeira para absorver os ovos das propriedades associadas.  


NOVA UNIÃO

No município de Nova União as agroindústrias farão parte do cotidiano das comunidades rurais. Em 40 dias, deve entrar em funcionamento a agroindústria de laticínios Unirlac localizada na Linha 36, no município de Nova União, que vai produzir queijo, mussarela e manteiga.

 

Na área rural de Nova União estão sendo implantadas agroindústrias de produção de iogurte (na Linha 36), de produção de farinha na Linha 35 - do Assentamento Margarida Alves -, e uma agroindústria de polpa de frutas na Linha 47. Na Gleba 09.   


Mirante da Serra

Em Mirante da Serra estão se instalando a Apicultura Mel Silvestre, a Silverol, a Agroindústria Oliveira, do produtor Fábio Rosa de Oliveira, a Defumados Rancho Mineiro, a Agroindústria Serra Verde, Agroindústria Andrade e a Agroindústria Arturge, no Assentamento Rural Padre Ezequiel na Linha 56, além das agroindústrias familiares dos agricultores Maria Evaristo da Silva, e Américo Onofre da Costa.   

 

 

Leia Também