Correio Central
Voltar Notícia publicada em 20/05/2015

Nova União faz passeata contra exploração sexual de crianças e adolescentes

Houve participação de estudantes, professores, servidores da educação e da Secretaria de Assistência Social pelas ruas da cidade, com faixas, cartazes de conscientização, camisetas, veículo sonoro com músicas alusivas à data e sopro de apitos.

Na tarde desta segunda-feira, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio) foi tema de passeata pelas ruas de Nova União.

 

Houve participação de estudantes, professores, servidores da educação e da Secretaria de Assistência Social pelas ruas da cidade, com faixas, cartazes de conscientização, camisetas, veículo sonoro com músicas alusivas à data e sopro de apitos. As ruas centrais da cidade, incluindo a movimentada Avenida Governador Jorge Teixeira foi o percurso dos manifestantes.

 

O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA). Como sempre acontece, a Polícia Militar apoiou o evento, com carro batedor seguindo à frente dos estudantes e interditando por instantes os acessos às ruas do trajeto. O clima foi de muita descontração e alegria.

 

Alunos das Escolas Municipais Manoel Francisco de Oliveira, Marcos Adriano Issler, e Paulo Freire; e da Escola Estadual Maria Goretti, participaram da passeata. Todas as integrantes do Conselho Tutelar e o secretário Renan Leite Pereira (Assistência Social) foram as autoridades municipais que marcaram presença no evento.

 

Antônio Cesar, assessor do Juiz de direito Maximiliano Darcy David Deitos, da Comarca de Ouro Preto do Oeste, veio à Nova União por outros motivos, mas aproveitou a oportunidade para participar da manifestação. 

 

“As pessoas precisam se conscientizar de que é preciso denunciar todo e qualquer ato de violência contra crianças e adolescentes; e as autoridades devem punir exemplarmente sempre que uma denúncia for confirmada” – disse Renan Leite Pereira, secretário Municipal de Assistência Social. De acordo com os organizadores, cerca de 1.200 pessoas participaram da passeata.

 

Sua denúncia poderá ser feita no Conselho Tutelar de Nova União, pelos telefones 0xx(69) 3466-1123 ou 8119-3748; na Delegacia de Proteção à Criança ou à Mulher, fone 190; ao Ministério Público do Estado de Rondônia, ligando para 0xx(69) 3461-3525 ou ainda no serviço “Disque 100” e [email protected].

 

Texto e Fotos: Anfrízio Santana 

Leia Também