Correio Central
Voltar Notícia publicada em 20/05/2015

Escola Estadual Horácio Carelli vai receber os alunos da Escola Edna Carioca

Os alunos do 6º ao 9º ano da Escola Horácio Carelli serão alocados para as Escolas Estaduais Monteiro Lobato, no Bairro Liberdade, Escola 28 de Novembro, no Bairro União, e Escola Joaquim de Lima Avelino, no Jardim Tropical.

Após nova reunião ocorrida na manhã desta terça-feira (19) na Secretaria Regional de Governo (UAPGR), decidiu-se que a solução para os alunos da extensão da Escola Municipal Edna Carioca que estão sem estudar desde a interdição do prédio do antigo Educandário Curumim, vai ser o remanejamento deles para a Escola Estadual Dr. Horácio Carelli Mendes, no Bairro Jardim Novo Estado.

 

Os alunos do 6º ao 9º ano da Escola Horácio Carelli serão alocados para as Escolas Estaduais Monteiro Lobato, no Bairro Liberdade, Escola 28 de Novembro, no Bairro União, e Escola Joaquim de Lima Avelino, no Jardim Tropical.

 

Este acordo será comunicado aos pais dos alunos, ao Conselho Municipal de Educação, e Conselho de Pais e Professores das duas Escolas mencionadas, em uma reunião que ocorrerá na noite de quinta-feira, conforme informou Genedite Torres, titular da Coordenação Regional de Educação (CRE) da Seduc/RO.

 

A prefeita Joselita Araújo decretou a antecipação do recesso escolar da Escola Edna Carioca para o mês de maio, a fim de que os estudantes da Escola fechada não fiquem prejudicados durante o período de mudança para a Escola Horácio Carelli.

 

A sugestão acatada foi discutida na segunda-feira na Promotoria de Justiça, em uma reunião envolvendo o promotor Evandro Araújo Oliveira com a prefeita Joselita Araújo, mais sete vereadores, Genedite Torres, representante regional da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/RO) com Lúcia Ribeiro Paiva, Coordenadora Pedagógica, e Eliel Marques Freire da Silva, representando os pais dos alunos da extensão da Escola Municipal Edna Carioca.  

Na ocasião, houve a proposta da Seduc de ceder 188 vagas na Escola Estadual Horácio Carelli Mendes em dois períodos, 50 vagas na Escola Estadual Joaquim de Limas Avelino, e outras quatro salas vazias do CEEJA poderiam alocar mais 120 alunos, nos dois períodos do dia.

 

No entanto, o Ministério Público informou na reunião que não concordaria com o esfacelamento da Escola Municipal Edna Carioca, muito menos, que os alunos sejam inseridos em outras escolas, dividindo o mesmo espaço com os alunos destas escolas. Tal conduta prejudicaria o plano pedagógico tanto da Escola Edna Carioca como da Escola que viesse a receber esta demanda de alunos da Escola interditada.

 

Com a transferência dos alunos da extensão da Edna Carioca para a Escola Horácio Carelli Mendes, o município de Ouro Preto do Oeste assumirá os alunos de 1º ao 5º ano que estudam na Escola Estadual.

 

A solução em questão atende a necessidade dos alunos, preserva a identidade e a política pedagógica da Escola Edna Carioca, e antecipa a devolução da Escola Horácio Carelli Mendes hoje do Estado, para o município de Ouro Preto do Oeste.

 

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também