Correio Central
Voltar Notícia publicada em 16/11/2015

Carreta do Hospital de Câncer de Barretos inicia atendimento em Ouro Preto

No primeiro dia foram atendidas mulheres do Distrito de Rondominas, e na terça e quarta-feira serão atendidas 80 mulheres da cidade de Ouro Preto do Oeste.

A carreta do Hospital de Câncer de Barretos iniciou o atendimento com exames de prevenção e diagnóstico de câncer de mama na manhã desta segunda-feira em Ouro Preto do Oeste. A carreta ficará na cidade até quarta-feira, estacionada em frente à sede da Promotoria de Justiça, na Rua Café Filho.


No primeiro dia de atendimento, 28 mulheres com idade entre 40 e 69 anos, da região do Distrito de Rondominas, moradoras das Linhas 203, 204 e 205 realizaram exames. A equipe incluiu outras seis mulheres, elevando o atendimento para 36. Na terça e na quarta-feira, serão atendidas 80 mulheres de Ouro Preto do Oeste que foram selecionadas através dos agentes comunitários de saúde, e o prévio agendamento feito pela equipe local de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU).


O deputado estadual Marcelino Tenório, com o presidente da Comissão organizadora do Leilão Direito de Viver, José Araújo e a coordenadora, vereadora Rosária Helena, estiveram no auditório da Promotoria no dia de abertura dos trabalhos da equipe da carreta em Ouro Preto do Oeste. As equipes que realizam o trabalho na cidade recebem o apoio dos promotores de Justiça Alba da Silva Lima e Evandro Araújo de Oliveira.


A enfermeira Marcela Araújo Amorim, responsável pela equipe da carreta que está em Ouro Preto, explicou como ocorreram os procedimentos de seleção das mulheres: “Nós estamos realizando mamografia em mulheres que fizeram a triagem com a enfermeira Gizele Pezzin que fez treinamento com a enfermeira Karina Almeida, de Ji-Paraná, responsável pela divulgação da carreta”.


O programa de Rastreamento Organizado de Mamografia, idealizado pelo Hospital de Câncer de Barretos, utiliza equipamentos com tecnologia de ponta, e promove a oportunidade de realizar o diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando as chances de cura sem nenhum custo para as pacientes. A partir da realização da mamografia, a paciente poderá obter o resultado na sua região de domicilio após 40 dias. Nos casos que houver alteração nos resultados do exame, a mulher será convocada pela enfermeira a comparecer na unidade do Hospital de Câncer localizada em Porto Velho para realizar exames complementares.

 

 Edmilson Rodrigues

Leia Também