Correio Central
Voltar Notícia publicada em 05/02/2016

'The Guardian' compara ignorância científica sobre Zika com Aids em 1980

Naquela época, a comunidade médica e científica não sabia o que estava acontecendo, até que muitas pessoas morreram, e começaram as pesquisas.

Matéria publicada nesta quarta-feira (3) no jornal "The Guardian" analisa a rápida propagação do vírus Zika por toda a América Latina, trazendo consequências bem sérias para os bebês de mulheres grávidas infectadas, e compara o fato ao surgimento da Aids ha mais de 30 anos, no Brasil.

 

Segundo a reportagem, Wilson Savino, diretor do Instituto Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, o estado atual de ignorância científica em torno do vírus e seus efeitos é igual ao do HIV, o vírus da imunodeficiência humana que dá origem a Aids, no início de 1980.

 

"Naquela época, a comunidade médica e científica não sabia o que estava acontecendo, até que muitas pessoas morreram, e começaram as pesquisas ", disse Savino. "Em seguida, passou a ser um problema de saúde global. No Brasil, embora tenhamos identificado o vírus Zika, nós não sabemos muito sobre ele em comparação com dengue ou febre amarela. O grau de ignorância é comparável ao que enfrentou há 32 anos".

 

Fonte: Jornal do Brasil

Leia Também