Correio Central
Voltar Notícia publicada em 31/03/2016

Circuito Regional de Laço Comprido começa domingo no Haras São Vicente

Laçadores iniciam a jornada de cinco etapa em busca do prêmio maior de uma bolada de 20 mil reais que será distribuído aos campeões do Circuito Regional de Laço Comprido de Ouro Preto do Oeste - RO

Em torno de 50 laçadores representando seis municípios iniciam neste domingo a jornada do Circuito Regional de Laço Comprido de Ouro Preto do Oeste, e a primeira etapa da competição que é muito apreciada no interior do Estado será no Haras São Vicente, no quilômetro 10 do travessão da estrada do Japonês. O Circuito Regional de Laço Comprido distribuirá R$ 20 mil em premiação, incluindo uma motocicleta zero-quilômetro.  

   

Ao todo, a competição será desenvolvida em cinco etapas. O Parque Agri-Show Norte de Ouro Preto recebe a 2ª etapa, nos dias 15, 16 e 17 de abril, e será palco da grande final na 5ª etapa, nos dias 11 e 12 de junho. A 3ª etapa será no dia 8 de maio na Fazenda Cascavel, no município de Vale do Paraíso e a 4ª etapa será na Estância Pialo das Morenas, localizada no travessão 08 da Rodovia Estadual 470 (LH 81).

 

A prova de laço comprido é um desafio que consiste em laçar o boi que é solto a frente do competidor montado a cavalo, a competição é chamada de esporte classe A. Durante as competições de laço comprido, os organizadores do evento incorporam outras atividades esportivas, montarias e shows musicais, para atrair maior público.    

 

A COMPETIÇÃO

Para todos os animais inscritos na competição são exigidos os exames de anemia e mormo, atestado sanitário para mormo e GTA. A competição se desenvolverá da seguinte forma: cada laçador tem quatro cordas por etapa para realizar as laçadas.


Da marca da raia até o brete são aproximadamente 130 metros, onde o laçador tem que fechar a laçada em torno das guampas do bovino, que deve acontecer nos 30 metros finais, antes de o animal entrar no brete. Conseguindo acima de 11 cordas positivas e certeiras, o laçador entra na lista da premiação.

 

Edmilson Rodrigues

 


Leia Também