Correio Central
Voltar Notícia publicada em 20/04/2024

Desaparecimento de brasileiro em praia de Portugal completa 13 dias

Um colega da vítima que também se afogou foi resgatado e socorrido ao hospital, e recebeu alta ontem. 

Elias Cardoso, o jovem brasileiro de 22 anos que está desaparecido na praia da Vieira, andava "muito ansioso" com uma viagem ao Brasil, em junho, em que iria visitar o filho, informou o portal português CM jornal, na segunda-feira após o desaparecimento do rapaz no mar na praia de Vieira. O corpo de Elias ainda não foi encontrado. Um colega da vítima que também se afogou foi resgatado e socorrido ao hospital, e recebeu alta ontem. 

Segundo relatos de testemunhas, o mar estava agitado e o jovem foi sendo puxado pelas ondas. Ainda conseguiu boiar alguns minutos ao mesmo tempo que gritava por socorro com os banhistas a assistir horrorizados e com uma sensação de impotência.

O irmão, Davi Jardim, relatou numa entrevista que o socorro demorou a chegar. Primeiro o Jet ski (mota de água) não funcionava e quando o conseguiram pôr a trabalhar o nadador-salvador caiu projetado pelas ondas muito fortes, enquanto Elias desaparecia no mar.

As operações de busca e salvamento teve a participação do Gabinete de Segurança e Proteção Civil do Município da Marinha Grande, dos Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria (incluindo moto de água), dos efetivos da GNR de Vieira de Leiria e da Polícia Marítima. Também contámos com o apoio fundamental de duas embarcações salva-vidas da Capitania da Nazaré e de dois helicópteros da Força Aérea.

As buscas iniciadas no final da tarde de sábado, foram suspensas e depois retomadas na segunda-feira de manhã, sem sucesso.

A família é natural da cidade de Santa Fé do Sul, no estado de São Paulo e está em Portugal há três anos, a residir perto de Fátima.

Solteiro, Elias era pai de um filho de 4 anos que ficou no Brasil.

Imagem: CM/Reprodução redes sociais 

Fonte: CM jornal

Leia Também