Correio Central
Voltar Notícia publicada em 29/03/2024

Em vídeos, cidadãos de Ouro Preto (RO) criticam na cidade e na zona rural após chuvas prolongadas

Sem paciência, moradores estão mostrando resultado de serviços feitos sem planejamento e sem ouvir a população.

Políticos gostam de likes e elogios em suas redes sociais para mostrar que estão bem na foto com o eleitorado, mas quando o assunto é cobrança e críticas não se manifestam, há casos em que o cidadão é penalizado não tendo o seu benefício atendido por reclamar publicamente.

Em Ouro Preto do Oeste, a exceção do vereador Miltinho do Bar, não se ouve um pio, uma postagem sequer dos demais edis com reivindicação para a prefeitura em relação a precariedades e as mazelas vividas por parcela da população que é afetada pelas chuvas prolongadas registradas no município nas últimas semanas.

 Com esse comportamento dos políticos, percebe-se que o conteúdo postado por cidadãos ouro-pretenses nas redes sociais são desfavoráveis e tem se tornado mais áspero contra os representantes eleitos pelo voto popular.

A cidade de Ouro Preto do Oeste possui igarapés que se transformam em potenciais corredores de água quando chove muito, e já foram registradas duas mortes em 2022 e em 2023, de uma mulher e de uma estudante adolescente, de 12 anos, que voltava da escola. Ambas foram tragadas pela enxurrada para igarapé e bueiro.  

As tragédias não provocou reação no poder público local quanto a resolver essas questões com mais determinação, o que foi priorizado é a construção de um estádio de futebol e um restaurante no mirante do morro Chico Mendes, obras, alias, que foram paralisadas.

VÍDEO - REPRESAMENTO NA CIDADE

Moradores das ruas Ana Nery, próximo à Escola Pestalozzi, e da Sete de Setembro, voltaram a viver dias de medo em razão do represamento de água no curso do igarapé que cruza a BR-364, e uma residente do bairro faz cálculos e aponta um possível problema para a água não correr.

“Essa ponte foi feita sem calcular, sem responsabilidade, sem pensar, sem pesar as coisas, foi reduzido um espaço de sete metros de comprimento por dois e meio de altura e reduziu por três metros e sessenta. Nunca vai passar água”, disse, em áudio, referindo-se à rua Ana Nery.

 Outro morador do bairro deu sua opinião: “A situação é sobre o bueiro que fizeram na rua Ana Nery, que não vence a água das enxurradas. E, enquanto não troca os bueiros e deixar com o mesmo espaço de antes, vai continuar acontecendo isso, porque o espaço foi reduzido pra menos da metade”.

VÍDEO - PRODUTOR RURAL  MANDA RECADO PARA VEREADOR

Na área rural a situação de muitos moradores é de isolamento e impedimento de ir e vir. Um vídeo de um morador num trecho da Linha 16 da RO-470 (linha 81), endereçado a um vereador, viralizou nas rede sociais.

“Oi ‘Kinkinha’,  manda pra o seu prefeito aí, ó! O dia que ele veio aqui eu falei que três tubos não suportavam a água, se colocasse quatro tubo ainda ia passar por cima”, diz o sitiante que conclui:

“Mas aí ele falou pra mim que o engenheiro tinha visto e dava conta. Eu moro aqui há 48 anos e sei o que passa de água aqui, tá aí a prova. Mas já que vocês tem dinheiro pra jogar fora mesmo né, vocês vêm e faz de novo!”.

VÍDEO - FÃ DO PREFEITO PEDE AJUDA

No Conjunto habitacional Ouro Preto II, um morador cansado de ver a chuva ‘levar’ parte do asfalto que já abriu uma cratera na rua, enviou um vídeo para o Correio Central dirigindo pedidos ao prefeito a quem ele diz ser fã. Com muita educação, o senhor diz que o “trem tá feio”, pode causar queda de algum ciclista ou danos a veículos, e faz o apelo: “Fala com as pessoas da prefeitura vim por gentileza tapar esse buraco pra nós”.

O conteúdo acima postado é apenas de três vídeos enviados por moradores. O espaço está aberto para a prefeitura dar a sua versão ou justificativa para as queixas em questão.

Vídeos e imagens: Foto/reprodução redes sociais

Fonte: www.correiocentralro.com.br

Leia Também