Correio Central
Voltar Notícia publicada em 02/04/2024

Temperaturas podem despencar mais de 10°C em Rondônia na próxima semana

Previsões indicam possibilidade de uma frente fria intensa na segunda semana de Abril. As temperaturas caem em todo o país.

Os rondonienses dividem opiniões quando o assunto da previsão do tempo dos centros de pesquisas está relacionado a quedas de temperatura.

Porém, quando a massa de ar frio é intensa a queda de temperatura reflete no cotidiano da população, principalmente se a queda brusca de temperatura ultrapassa os 10 graus.

primeira frente fria realmente intensa, que fará as temperaturas caírem em todo o centro-sul do Brasil, deve ocorrer na segunda semana de Abril. Por volta do dia 8, previsões indicam que a pressão começará a se aprofundar entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, causando tempestades severas.

Essa baixa pressão continuará se aprofundando e configurará um ciclone por volta do dia 10 de Abril. O sistema formará uma frente fria muito intensa que empurrará uma massa de ar frio para dentro do país. Tanto essa frente quanto a massa de ar frio podem acabar avançando tanto que causarão uma friagem pronunciada que será sentida no Norte e no Nordeste.

Friagens acontecem quando uma frente fria avança até a região Norte do país, ocasionando quedas pouco usuais da temperatura nessas regiões e mínimas que podem ficar abaixo dos 18°C.

Durante o dia 11 de Abril, o frio será sentido já nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Por volta do dia 12 de Abril, as quedas de temperaturas também serão sentidas em parte do Norte e do Nordeste, o que sinaliza a possibilidade da primeira friagem do ano.

Por volta do dia 14 de Abril, as temperaturas podem cair bastante no Sul e no Sudeste. Serão registradas mínimas abaixo dos 10°C em ambas as regiões, e algumas rodadas de modelos estão indicando temperaturas abaixo dos 4°C na região da Serra Catarinense, sinalizando que podem haver condições também para formação da primeira geada do ano, embora a probabilidade ainda seja baixa.

EM RESUMO, a partir do dia 11 de Abril, o avanço de uma intensa massa de ar frio pode fazer as temperaturas caírem de maneira pronunciada em praticamente todo o Brasil. Além da possibilidade de friagem no Norte e no Nordeste, existe uma chance de geadas na serra catarinense e gaúcha por volta do dia 14.

Com informações Matheus Manente - Tempo.com

Leia Também