Correio Central
Voltar Notícia publicada em 20/03/2024

Governo de Rondônia promove 22 tenentes que reforçam o quadro de oficiais administrativos da Polícia Militar

Os formandos receberam a espada durante a formatura, símbolo do oficialato, prestando o juramento como novos oficiais.

O quadro de oficiais da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) ganha reforço de 22 novos tenentes promovidos pelo Governo do Estado, após a conclusão do Curso de Habilitação de Oficiais de Administração (CHOA). A formatura dos novos oficiais aconteceu na segunda-feira (18), no pátio do Quartel do Comando-Geral da Corporação, ocasião em que foram destacadas as atividades do curso, que concretizou com a homenagem póstuma ao subtenente PM Montagnini.

Foram sete meses de formação, com aulas envolvendo disciplinas teóricas e práticas

Foram sete meses de formação, com aulas ministradas, envolvendo disciplinas teóricas e práticas de ações que garantem conhecimentos necessários ao pleno exercício, para que possam ascender à graduação de Oficial Administrativo da Polícia Militar.

O CHOA é realizado pelo Governo de Rondônia, para qualificar subtenentes e primeiros sargentos da Polícia Militar de Rondônia, preparando-os para assumir as responsabilidades inerentes ao primeiro posto de oficiais de administração. Sob a coordenação do capitão PM Geovane Andrade, o curso teve início em 15 de agosto de 2023, e encerrou no dia 15 de março de 2024, em Porto Velho. O investimento para a realização do Curso de Habilitação de Oficiais de Administração foi de R$ 424.112,59 (quatrocentos e vinte e quatro mil, cento e doze reais e cinquenta e nove centavos), recursos do Governo do Estado.

A valorização profissional do policial militar, além dos investimentos do Governo, foram destacados pelo governador Marcos Rocha, que também foi o paraninfo da turma, o qual reforçou que, a formatura é a concretização de parte dos esforços que estão sendo feitos, para fortalecer as forças de Segurança Pública.

A valorização profissional do policial militar é destacada pelo Governo do Estado

“Este é um momento de relevante para a Segurança Pública do Estado. A formatura desses profissionais demonstra o compromisso do Governo de Rondônia em investir na capacitação e valorização da Polícia Militar, visando sempre a melhor prestação de serviços à comunidade”, ressaltou Marcos Rocha.

DISCIPLINA

Os formandos receberam a espada durante a formatura, símbolo do oficialato, prestando o juramento como novos oficiais. A espada representa, ainda, um código de honra e conduta. Sua posse impõe ao oficial militar que a empunha, a missão de proteger e defender a justiça, o compromisso com a lealdade, a coragem e a disciplina.

O comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM Regis Braguin parabenizou os formandos, e destacou a importância da formação continuada no setor. “Parabenizo todos os formandos por seu empenho e dedicação, e reitero o compromisso em continuar proporcionando oportunidades de desenvolvimento profissional para os policiais militares da Corporação”, salientou.

VALORIZAÇÃO

O coordenador de Ensino e diretor do Centro de Ensino da PMRO (CE), tenente-coronel Rodrigo Arivabene Coelho, enalteceu ao Governo do Estado e ao comando da PM pelos investimentos no ensino com a valorização e promoções de cabos, sargentos e oficiais. “Deus está em tudo e em todos lugares, e ele nos garante tempo de esperar e tempo de conquistar, os senhores já esperaram por muito tempo, e hoje, chegou a conquista merecida de toda a carreira dos senhores. Meus parabéns e sucesso”, destacou Arivabene.

O orador da turma, tenente PM Alexandre, agradeceu a presença de todas as autoridades, bem como dos familiares e amigos. “Gratidão a Deus pela conquista alcançada, aqui temos policiais com mais de 35 anos de serviço prestados à Corporação, e hoje, estão sendo reconhecidos por este comando e pelo Governo de Rondônia. Não foi fácil chegar até aqui, temos as nossas limitações, a distância da família para alguns, mas vencemos os nossos desafios com fé e determinação”, explicou.

Texto: Larissa Malta, Lenilson Guedes e Paulo Ricardo
Fotos: Ésio Mendes e CB PM Edixon
 

Fonte: Secom - Governo de Rondônia

Leia Também