DB Pecuária
SICOOB OUROCREDI
Jessica machado pereira
Central Net
VALE DAS CACHOEIRAS
Logo
BOSSO SUPERMERCADO
SICOOB OUROCREDI
Top Amazon
Central Net
Obituario
VALE DAS CACHOEIRAS

Ministério Público de Rondônia apresenta projeto “Rondon.IA” a servidores da Seduc

18 de março de 2025
Ministério Público de Rondônia apresenta projeto “Rondon.IA” a servidores da Seduc

A inteligência artificial não substitui a análise humana, sobretudo auxilia na eficiência do trabalho, permitindo maior rapidez na análise de processos e na produção de peças jurídicas; bem como poderá ser útil na área da educação.

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do Promotor de Justiça Jarbas Sampaio Cordeiro e do Diretor de Tecnologia da Informação (DTI), Marcos Roberto de Lima Leandro, apresentaram o projeto de Inteligência Artificial institucional “Rondon.IA” a servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) nesta terça-feira (18/3), na sede da Escola Superior do Ministério Público (Empro).

Responsável pela implementação do projeto, o Promotor de Justiça destacou que o MPRO busca eficiência não apenas em termos de celeridade e economia, mas principalmente na melhora ao atendimento da população. Destacou a importância da definição de estratégias, da preparação do ambiente e a importância do apoio da alta administração para o sucesso da implantação da tecnologia.

Explanou ainda que a inteligência artificial não substitui a análise humana, sobretudo auxilia na eficiência do trabalho, permitindo maior rapidez na análise de processos e na produção de peças jurídicas; bem como poderá ser útil na área da educação, como por exemplo, ao utilizar a tecnologia para realizar chamadas escolares com reconhecimento facial.

Obituario
Master Dei
Central Net
Master Dei

Aplicabilidade da IA

Entre as várias aplicações do projeto estão a transcrição automática de vídeos, a sumarização de documentos, a sugestão de minutas, o reconhecimento de padrões em textos e a segurança e proteção dos dados sensíveis, em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), reforçando que o objetivo final é melhorar a prestação de serviços à sociedade, objetivando sempre o critério ético das atividades.

cloudinary

“O Ministério Público é guardião de dados sensíveis de toda população, da mesma forma que a Seduc. E a Seduc ainda tem a especificidade de que lidam, muitas vezes, com menores de idade, incapazes, vulneráveis. Por isso, ao avançar, é preciso definir algumas estratégias”, reforça o Promotor de Justiça.

Aperfeiçoamento em tecnologia

O diretor da DTI explicou que ao trabalhar com inovação e inteligência artificial é necessário o engajamento da administração superior. “A inteligência artificial é mais relacionada à área de negócios que de tecnologia, pois a ferramenta está disponível aos técnicos, mas é preciso ter o movimento desde a área técnica até a de contratação”, ressalva Marcos Roberto.

cloudinary

No dia 6 de janeiro, diante do cenário dinâmico de modernização em meios digitais, o MPRO inovou mais uma vez ao implementar o projeto “Rondon.IA” e, entre os dias 12 e 14 de março, a equipe participou da 9ª edição do Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação dos Ministérios Públicos (Enastic), na sede do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), em Fortaleza.

Gerência de Comunicação Integrada (GCI) - MPRO

Fonte: https://www.correiocentral.com.br

Sicob