Gestão Marcos Rocha investe no fomento ao desenvolvimento sustentável em Rondônia
Além de apoiar financeiramente às pesquisas, o governo de Rondônia tem implementado políticas públicas que incentivam o uso de tecnologias sustentáveis no setor produtivo.
Sob a gestão do governador Marcos Rocha, Rondônia avança no desenvolvimento sustentável, com destaque para um estudo, recentemente publicado em uma renomada revista científica interdisciplinar britânica. O artigo, intitulado Towards Sustainable Aquaculture in the Amazon, evidencia o potencial da aquicultura do Tambaqui como uma alternativa sustentável à segurança alimentar e ao crescimento econômico da região.
Com o fomento do governo do estado por meio da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero), além das parcerias com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins (FAPT), o estudo explora alternativas sustentáveis para pecuária.
O estudo, realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Universidade Cornell (EUA) e outras instituições, destaca os benefícios da aquicultura, especialmente do Tambaqui, como uma alternativa mais eficiente e menos poluente que a pecuária. Publicado na Nature Sustainability, a pesquisa enfatiza a importância de práticas sustentáveis para o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental
da Amazônia.
Além de apoiar financeiramente às pesquisas, o governo de Rondônia tem implementado políticas públicas que incentivam o uso de tecnologias sustentáveis no setor produtivo. A colaboração com a Fapero e o apoio à aquicultura sustentável são fundamentais para posicionar Rondônia como um modelo em desenvolvimento sustentável.
AQUICULTURA
É a reprodução e o crescimento de organismos aquáticos, como plantas e animais (peixes, moluscos, crustáceos, anfíbios e répteis) em ambiente aquático controlado ou semicontrolado, tal como, por exemplo, em fazendas, para criação de peixes em lagos e/ou tanques; em rios; ou no mar.