Em Ouro Preto (RO), fieis fazem procissão, celebram Missa a Nossa Senhora de La Salette e rezam por chuva
Nesse ano, durante a romaria, além dos pedidos de intercessão os romeiros rezaram para Nossa Senhora de La Salette pela chuva
No último domingo (22), em Ouro Preto do Oeste (RO), foi celebrado a Missa em honra e gloria a Nossa Senhora de La Salette, a reunião litúrgica foi celebrada na gruta dos Travain localizada no travessão da linha 04 (estrada do Japonês), local onde romeiros de várias partes do estado se reúnem uma vez ao ano para festejar esse grande momento em honra a Nossa Senhora de La Salette.
Como em anos anteriores, os romeiros saíram em procissão de Ouro Preto do Oeste da Igreja da Comunidade de Nossa Senhora da Piedade, no Jardim Bandeirantes, aonde receberam a imagem, e com ela caminham por uma distancia de aproximadamente 2 quilômetros rezando e contemplando o terço de Nossa Senhora de La Salette, a mãe que chora por seus filhos.
Nesse ano, durante a romaria, além dos pedidos de intercessão os romeiros rezaram para Nossa Senhora de La Salette pela chuva, pedindo que ela interceda junto a seu filho para que chova em Ouro Preto do Oeste.
A procissão foi pequena esse ano, mas muito fervorosa, os romeiros rezavam com muita fé e muita decisão na oração. Na gruta, houve uma celebração feita pelo padre Toninho, as mães que oram serviram como ministras da Sagrada Eucaristia, o Ministério de Música, a acolhida e a procissão de entronização das mães que oram pelos filhos.
Além da participação, da família Travain, que vem de outras cidades, todas as comunidades vinculadas ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida em Ouro Preto do Oeste se empenham em estar juntos porque é uma demonstração de fé da comunidade católica, não somente para a padroeira, mas para a Mãe de Jesus, para que seu Filho interceda por todos nós.
A matriarca da família Travain tem uma devoção muito grande por Nossa Senhora da Salette, e tornou a celebração litúrgica uma tradição na cidade, e a partir do surgimento em Rondônia do movimento católico Mães que Oram pelos Filhos seus membros participam dessa romaria.
A festa litúrgica de Nossa Senhora de La Salette é comemorada em 19 de setembro desde 1851, ano de instituição da manifestação anual de devoção a Virgem Santíssima.