Cargill promove projeto de educação e qualificação profissional para jovens em Porto Velho
Iniciativa reforça compromisso da empresa com o desenvolvimento das comunidades onde opera.
PORTO VELHO, RO (21 DE MAIO DE 2025) – A Cargill, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, escolheu Porto Velho (RO) para mais uma iniciativa de transformação social. Nos dias 15 e 16 de maio, a empresa reuniu 180 jovens de um total de 1,6 mil que receberão capacitações dentro do projeto que vai percorrer 11 municípios brasileiros até agosto.
O objetivo é desenvolver habilidades técnicas e comportamentais em jovens de 16 a 24 anos, de forma alinhada com o mercado de trabalho.
“É por meio de Porto Velho que a Cargill escoa grãos produzidos aqui em Rondônia e no Mato Grosso. É por isso que a cidade tem importância estratégica para a empresa. O investimento da Cargill em Porto Velho também passa pelas pessoas, incluindo os mais jovens, que recebem nosso apoio para que possam ter mais autonomia nas suas escolhas e no planejamento do seu futuro”, afirma Eneias Melo, Diretor de Operações Portuárias.
A Cargill opera em Porto Velho a Estação de Transbordo de Cargas (ETC) desde 2003. Com capacidade de movimentação de 2 milhões de toneladas de grãos por ano, a ETC está localizada na margem direita do rio Madeira. A unidade recebe granéis sólidos (soja e milho), que são carregados em barcaças que seguem por via fluvial até Santarém (PA), de onde são exportados por via marítima.
O formato do projeto
Além da Cargill, a iniciativa contou com a participação de parceiros como Catalisa, Instituto Federal de Rondônia, além da colaboração de organizações do terceiro setor e outras entidades locais.
O formato vai se ajustar à realidade de cada município contemplado, mesclando encontros, oficinas, workshops e bolsas de estudo em cursos técnicos e comportamentais como: liderança, trabalho em equipe, autoconhecimento, simulações profissionais, cultura e políticas organizacionais, até perspectivas de futuro e crescimento profissional.
Para Flávia Tayama, diretora de Sustentabilidade Ambiental & Responsabilidade Social na Cargill, a ação faz parte da estratégia de investimento social da empresa e visa contribuir principalmente nos municípios onde a companhia está inserida. “Ao focar na qualificação profissional de jovens, a Cargill busca criar um impacto positivo duradouro nas localidades, melhorando as perspectivas de vida dos participantes e promovendo o desenvolvimento econômico e social nas regiões atendidas”, finaliza.
CDI Comunicação