Após leilão da BR-364 em RO agora é a “cereja do bolo”: licitação da Hidrovia do Rio Madeira
Grande jornal do país divulgou que o governo federal vai investir R$ R$ 561 milhões para reforçar a infraestrutura e garantir a viabilidade do projeto. A Hidrovia contará com uma extensão de 1.075 km, ligando Porto Velho até a Foz do Rio Madeira, em Itacoatiara (AM).
Por Edmilson Rodrigues
O Ministério dos Portos e Aeroportos, por meio da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), realizou na semana passada, no Centro de Convenções do Pantanal em Corumbá Miguel Gomez, a segunda audiência pública em 2025 de aprimoramento do projeto de concessão da Hidrovia do Rio Paraguai, que deverá sair do papel no segundo semestre deste ano.
A Hidrovia do Rio Paraguai, com extensão total de 600 km, compreende o trecho entre Corumbá (MS) e a Foz do Rio Apa, localizada no município de Porto Murtinho (MS), e o leito do Canal do Tamengo, no trecho compreendido no município de Corumbá.
A Hidrovia do Rio Madeira, em Rondônia, na ponta do Corredor Logístico do Norte de transporte aquaviário, será a próxima a ser leiloada dentro das prioridades do Programa Geral de Outorgas (PGO), da Antaq, dentro da meta de ampliar o potencial Hidroviário do Brasil e baratear os custos logísticos.
A Hidrovia contará com uma extensão de 1.075 km, ligando Porto Velho até a Foz do Rio Madeira, próximo a Itacoatiara (AM). No final de fevereiro deste ano, o governador Marcos Rocha esteve em Brasília e se reuniu com o ministro dos Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho para tratar do assunto.
Os estudos técnicos já foram concluídos e a concessão está em fase de alinhamento político, e a realização das audiências públicas. A Hidrovia do Madeira terá um impacto significativo direto na economia de Rondônia, de estados vizinhos, de países sul-americanos e beneficiar agropecuaristas e tradings devido a redução do custo logístico. — O modal saindo pelo Oceano Pacifico encurta o tempo de viagem para os países asiáticos e o velho continente.
As exportações pela hidrovia do Rio Madeira, em Porto Velho, seguem para os portos do Norte do Brasil, como Santarém (PA), Itacoatiara (AM) e Barbacena (PA) e de lá as mercadorias são embarcadas para fora do país pelo Pacífico.
Uma publicação do jornal Valor Econômico, desta segunda-feira (140, revela que o leilão da Hidrovia em Rondônia envolve investimentos de R$ 109 milhões até o quarto ano do contrato e a projeção é transportar 13 milhões de toneladas no inicio da operação, com perspectiva de chegar a 21 toneladas. O jornal também revela que antes do leilão o governo fará investimentos de R$ 561 milhões para reforçar a infraestrutura e garantir a viabilidade do projeto.
Com a BR-364 em boas condições, e o modal do Rio Madeira navegável durante todo o ano, Rondônia se transformará no corredor logístico mais eficiente em termos de tempo de entrega da mercadoria aos países distantes.
Durante a reunião em Brasília, em fevereiro, o governador Marcos Rocha se comprometeu em acelerar os trâmites e recebeu a missão de liderar a articulação entre os governadores da região Norte, e organizar uma reunião com as bancadas federais para garantir apoio político ao projeto. No encontro com o ministro, o governador enfatizou que “este é um projeto vital não apenas para a Amazônia, mas para todo o Brasil. A Hidrovia do Madeira tem potencial para se consolidar como uma das principais alternativas logísticas do país, reduzindo significativamente o custo do transporte de cargas e fortalecendo nossa competitividade no mercado internacional”.