Ouro Preto está sem água neste domingo, segundo a CAERD, por causa de falta de energia
A energia acabou sábado à noite no momento que a CAERD religou as bombas no rio Boa Vista.
A Companhia de Água e Esgotos de Rondônia – CAERD informou na última sexta-feira aos consumidores em Ouro Preto do Oeste que iria realizar no sábado o trabalho de remanejamento da adutora de água bruta de 300 mm na Rua Ana Nery, na área central da cidade, comunicou a população que o abastecimento de água poderia sofrer alterações, que hipoteticamente seria por algum fator alheio ao planejamento da empresa.
E o imprevisível aconteceu, a população que depende da água fornecida pela companhia amanheceu desabastecida na manhã deste domingo, 26. Segundo a gerência da CAERD, houve uma queda de energia elétrica em Ouro Preto do Oeste na noite deste sábado, provavelmente em razão de temporais, e os técnicos da Energisa só identificarem o local do problema na manhã de hoje.
A rede de energia que fornece eletricidade na estação de captação da Caerd no Rio Boa Vista, no Km 04 da linha 37, é a mesma que abastece a região do município de Teixeirópolis, e o problema só foi sanado hoje. Para realizar o serviço na rua Ana Nery, o bombeamento de água do rio Boa Vista para a estação de tratamento e reservatório localizado no morro mais alto da cidade, foi interrompido.
“Nós concluímos o serviço que estava programado pra fazer ontem às 21 horas, colocamos as bombas (localizadas na extração no Rio Boa Vista) e quando foi 22h50 acabou a energia e só foi restabelecida hoje às 7h30 da manhã”, relatou a reportagem Wualace de Souza Oliveira, gerente interino da unidade da CAERD no município.
A CAERD abasteceu o reservatório da cidade normalmente no sábado, e o reflexo positivo do retorno no fornecimento de água seria na manhã deste domingo, mas em razão do apagão energético registrado na região de Ouro Preto do Oeste, a companhia informou só vai retomar o fornecimento de água em todos os bairros da cidade na madrugada de segunda-feira.
Com a abundância de água no período de inverno, todos os bairros têm sido abastecidos diariamente. Todavia, a falta de energia na captação de água no km 04 prejudica pela segunda vez este mês a normalidade no fornecimento de água em razão da falta de energia elétrica. Quando falta energia elétrica o ciclo é interrompido.
BOMBEAMENTO DE ÁGUA DO RIO BOA VISTA FOI DESLIGADO PARA A CAERD EXECUTAR O SERVIÇO NA CIDADE, E FALTOU ENERGIA NO MOMENTO QUE ERA PRA ESSAS BOMBAS ENVIAR ÁGUA PARA A CIDADE DE OURO PRETO DO OESTE
A falta de água gera transtornos infindáveis. Uma leitora do Jornal Correio Central relatou a dificuldade que sua família tem quando falta água por ter um familiar acamado com incontinências (usa fraldas), a situação dela é apenas uma entre tantas pelas quais passa uma grande parcela da população local.
ESTAÇÃO DE TRATAMENTO E RESERVATÓRIO EM OURO PRETO DO OESTE ENVIA ÁGUA PELO SISTEMA GRAVITACIONAL PARA OS SETORES DA CIDADE