Avião da LATAM declara emergência após decolar e faz pouso forçado em Brasília
A aeronave, um Airbus A320, matrícula PR-MHG, precisou dar voltas sobre a região do Distrito Federal por cerca de 40 minutos até o momento do pouso. O avião perdeu a comunicação com o Controle de Tráfego Aéreo. Outras aeronaves também tentaram contato com o avião, sem sucesso.
Na noite desta quinta-feira (26), um avião da Latam Airlines realizou um pouso forçado no Aeroporto Internacional de Brasília após declarar situação de emergência. De acordo com a companhia aérea, a aeronave precisou passar por uma “manutenção corretiva não programada”, mas todos os passageiros desembarcaram em segurança.
Em nota oficial, a Latam informou que está prestando assistência aos passageiros e que eles serão reacomodados no voo LA9003, programado para sair de Brasília com destino a Teresina às 21h05 desta sexta-feira (27). “A LATAM lamenta os transtornos causados e reitera que adota todas as medidas de segurança técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos”, destacou a empresa.
Decolagem e retorno de emergência
Segundo informações do aplicativo Flight Radar, o voo 3852, operado pelo Airbus A320, decolou de Brasília às 21h45 com destino a Teresina, no Piauí. Pouco tempo depois, a tripulação reportou a emergência, solicitando retorno ao aeroporto às 22h00.
A Inframerica, concessionária que administra o terminal, informou que o pouso ocorreu às 22h20, sem intercorrências. “Por protocolo de segurança, as operações aéreas do terminal foram suspensas até o pouso da aeronave, sendo retomadas às 22h27”, detalhou a empresa.
Segurança garantida
Apesar do imprevisto, todos os procedimentos de emergência foram seguidos com sucesso. Os passageiros desembarcaram com segurança e foram direcionados para receber suporte da companhia.
Por Nota, a Inframerica informou que o “Aeroporto de Brasília voltou a ficar operacional, com pousos e decolagens ocorrendo normalmente instantes após a ocorrência”.
Fonte: São Carlos em Rede