SICOOB OUROCREDI
Jessica machado pereira
Central Net
VALE DAS CACHOEIRAS
Logo
BOSSO SUPERMERCADO
HOME UTILIDADES
SICOOB OUROCREDI
Top Amazon
Central Net
Obituario
VALE DAS CACHOEIRAS

Exclusivo: moradores de cidades da região de Ouro Preto nos EUA relatam situação crítica e tensa

27 de janeiro de 2025
Exclusivo: moradores de cidades da região de Ouro Preto nos EUA relatam situação crítica e tensa

“A expectativa que tenho é acreditar no agir de Deus sob minha família aqui, e a permissão dele vai garantir ou não a estádia até sabe Deus quando”, disse um morador de Ouro Preto do Oeste.  

A reportagem do Jornal Correio Central mantém contatos diários com cidadãos rondonienses que se encontram nos Estados Unidos da América trabalhando, que de uma semana para cá tiveram suas vidas transformadas com os decretos assinados pelo presidente Donald Trump, em desfavor de imigrantes indocumentados.

 

São trabalhadores que se agrupam em Pittsburgh, na Pensilvânia, Pompano Beach, na Flórida, e em outros estados norte-americanos, a grande maioria trabalha na área de remodelação e instalação de piso e cerâmicas e pinturas. Construção civil. As mulheres maioria house cleanner (limpeza de casa).

Tocari
Obituario
Master Dei
Central Net
HOME UTILIDADES
Master Dei
Norte Rural - Soluções Agroambientais

 

Segundo moradores de cidades de Rondônia como Ouro Preto do Oeste, Vale do Paraíso, Teixeirópolis e de Buritis, que se encontram nos EUA, relatam que os agentes da imigração estão em busca de imigrantes que estão fora de status (que entraram pela fronteira sem passar pelo devido processo legal, ou então vieram com visto e deixaram perder o visto, ou então não compareceram nas Cortes de imigração).

Avião com imigrantes deportados dos EUA em Manaus, onde houve princípio de confusão e troca de aeronave (fotos: Polícia Federal)

cloudinary
cloudinary

O clima é de apreensão e insegurança. O Jornal Correio Central obteve relatos dando conta que os agentes do ICE estão em busca de imigrantes brasileiros nos locais de grande concentração aonde eles se alojam todos os dias, como por exemplo, nas lojas da rede Walmart Supermarket, nas lojas das redes The Home depot e Lowe’s Home improvement Ware House (redes varejista norte-americana que vende materiais de construção e produtos do lar), e demais Lojas de construção.

Um cidadão de Teixeirópolis disse, por mensagens de celular, que mais ninguém se sente seguro mesmo que estão divulgando que as buscas em tese são de criminosos inicialmente (que tenha cometido algum crime aqui ou no país de origem).

Pelo decreto executivo todos na condição de processamento de dados e aguardando julgamento não estão seguros. “Aqui o povo não dá a segurança em cumprir apenas esses requisitos. Aqui o povo tá assustado cm algumas prisões que estão acontecendo. Apesar de ser apenas uma ordem executiva e não uma lei, eles podem aprontar até às ONGs ou partidos de oposição intervirem”, disse.

A reportagem também conversou com um morador de Ouro Preto do Oeste, que está com um grupo de trabalhadores na Pensilvânia, e está em vias de receber sua licença para conduzir veículo. Ele relatou que está iniciando seu processo de asilo esse ano nos EUA, e também durante esse processo de pedido asilo é concedido alguns documentos. Porém, esses não garantem a permanência.

“Muitos imigrantes viajam horas e horas para tirar drive license em outros Estados e cidades que são protetores de imigrantes (as chamadas cidades santuário), como Nova Jersey, Nova York, Massachusetts, entre outras. Viajei 7 horas devido à falta de alguns documentos que preciso para tirar no meu Estado. A minha habilitação chega na próxima semana. E não é todo lugar que consegue fazer, a grande maioria (das habilitações concedidas) tem que ter documentos comprobatórios de legalização no país”, detalhou. “A expectativa não tenho é acreditar no agir de Deus sob minha família aqui, e a permissão dele vai garantir ou não a estádia até sabe Deus quando”, concluiu.  

Fonte: https://www.correiocentral.com.br

Sicob
Norte Rural - Soluções Agroambientais