Anvisa alerta: risco de crescimento anormal de pelos em bebês expostos ao minoxidil
Agência orienta aos usuários do medicamento que evitem contato das crianças com locais onde substância foi aplicada. Profissionais de saúde devem orientar os pacientes sobre as precauções necessárias para evitar a exposição de crianças ao minoxidil.
AAnvisa publicou um alerta sobre o risco de crescimento anormal de pelos, uma condição conhecida como hipertricose, em bebês expostos ao contato com áreas onde o minoxidil foi aplicado por seus pais. O minoxidil é indicado para o tratamento da alopecia androgênica em homens adultos.
Casos de hipertricose em bebês têm sido relatados em países da Europa, após o contato da pele com áreas onde o minoxidil foi aplicado. O crescimento dos pelos se normalizou após alguns meses da suspensão do contato com o medicamento.
A Agência solicitou aos detentores do registro desses medicamentos que incluam nas bulas o risco de hipertricose em bebês após exposição tópica acidental ao minoxidil. Recomenda-se cautela para garantir que os bebês não entrem em contato com locais onde o produto foi aplicado.
Profissionais de saúde devem orientar os pacientes a evitar que crianças tenham contato com as áreas onde o medicamento foi aplicado e lavar as mãos após a aplicação. Pacientes que utilizam minoxidil e têm contato frequente com crianças devem procurar um médico caso percebam um crescimento excessivo de pelos nas crianças.
Saiba como funciona a segurança dos medicamentos no Ciclo de Farmacovigilância.
Em caso de eventos adversos, notifique no sistema VigiMed.