Energisa alerta sobre os riscos do plantio de árvores perto da rede elétrica
A poda de árvores que estão próximas de fios de alta tensão apresenta um risco mortal devido à possibilidade de choque elétrico. O simples toque de um galho ou equipamento de poda em um fio energizado pode causar acidentes graves, com risco de morte ou queimaduras.
Você sabia que galhos de árvores muito próximos ou em contato com a rede elétrica podem causar interrupções no fornecimento de energia e até provocar acidentes graves? Isso pode e deve ser evitado com medidas simples, como o plantio responsável e a realização de podas preventivas respeitando as distâncias de segurança.
Por questões de segurança, a Energisa realiza o serviço de poda preventiva quando os galhos estão em contato ou muito perto dos cabos de energia. Segundo o técnico de segurança do trabalho da empresa, Claudinês Duarte, a manutenção de árvores em áreas públicas é responsabilidade das prefeituras, conforme estabelece a legislação. “Já em áreas privadas, a responsabilidade é do proprietário ou síndico, que deve contratar um profissional capacitado para executar o serviço com segurança”, pontua.
Orientações:
· Evite plantar árvores perto de redes elétricas existentes;
· Prefira espécies de pequeno porte para jardins residenciais;
· Em áreas rurais, respeite a faixa de servidão da rede elétrica, mantendo uma distância mínima de 10 metros da rede;
· Nunca suba em árvores próximas à rede elétrica, nem utilize varas ou objetos metálicos para cortar galhos ou colher frutos;
· Jamais tente podar árvores que estejam em contato com os fios. Nesses casos, entre em contato com a Energisa pelo 0800 647 0120.
· Em propriedades particulares, a poda é responsabilidade do dono do imóvel. Mantenha a copa da árvore sempre podada, evitando o contato com a rede elétrica.