SICOOB OUROCREDI
Jessica machado pereira
Central Net
VALE DAS CACHOEIRAS
Logo
BOSSO SUPERMERCADO
HOME UTILIDADES
SICOOB OUROCREDI
Top Amazon
Central Net
Obituario
VALE DAS CACHOEIRAS

Enfermagem lidera interesse entre cursos da saúde e atrai jovens em Rondônia

19 de junho de 2025
Enfermagem lidera interesse entre cursos da saúde e atrai jovens em Rondônia

Demanda crescente, vocação para o cuidado e diversidade de atuação impulsionam a busca pelo curso na Região Norte

PORTO VELHO, RO – O curso de Enfermagem tem se consolidado como a principal porta de entrada para quem deseja atuar na área da saúde no Brasil. De acordo com o Censo da Educação Superior de 2021, é a graduação da área com maior número de ingressantes no país. Em Rondônia, esse movimento também se reflete, impulsionado pela expansão dos serviços de saúde e pela necessidade urgente de profissionais qualificados em hospitais, unidades básicas e atendimento domiciliar.

A valorização da profissão, especialmente após a pandemia, expôs à sociedade a importância do trabalho do enfermeiro em todos os níveis de atenção à saúde. Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem do Centro Universitário São Lucas | Afya Porto Velho, Itamires Lais Coimbra da Silva, o interesse dos jovens vai além das oportunidades de emprego. “A crescente demanda por profissionais da saúde, impulsionada pelo envelhecimento populacional e pela valorização da prevenção e cuidado, tem feito da Enfermagem uma carreira promissora”, afirma.

Para ela, o perfil do estudante que procura o curso está cada vez mais voltado à ideia de propósito. “A vocação para cuidar e o desejo de impactar vidas também são fatores que motivam a escolha. E isso não se restringe ao ambiente hospitalar. Hoje, o enfermeiro pode atuar na saúde pública, na pesquisa, na gestão e na docência”, completa.

Tocari
Obituario
Master Dei
Central Net
HOME UTILIDADES
Master Dei
Norte Rural - Soluções Agroambientais

A Região Norte, especialmente Rondônia, vive um cenário de carência por profissionais da Enfermagem. Com a ampliação da rede pública, concursos frequentes e crescimento do atendimento domiciliar e da Estratégia Saúde da Família, as oportunidades se multiplicam. Em Porto Velho, a presença de hospitais de referência e uma rede privada em expansão tornam o mercado ainda mais atrativo.

“Há um déficit histórico de enfermeiros no Brasil, e isso é ainda mais evidente nas regiões interioranas. A formação em Enfermagem representa uma oportunidade de estabilidade e crescimento profissional, além de um impacto direto na qualidade da saúde oferecida à população”, explica Itamires.

Formação alinhada à realidade

No Centro Universitário São Lucas | Afya Porto Velho, o curso de Enfermagem se destaca pela estrutura moderna, laboratórios equipados e corpo docente altamente qualificado. A proposta pedagógica une teoria e prática desde os primeiros períodos, com projetos de extensão, estágios em unidades de saúde conveniadas e incentivo à pesquisa. O curso está disponível no períodos vespertino e noturno.

“Temos uma grade curricular atualizada, que responde às demandas do mercado, e diversos projetos que aproximam o aluno da realidade do cuidado, como o 'Cuca Legal', voltado à saúde mental, e os 'Agentes de Felicidade', com atividades lúdicas em hospitais infantis”, destaca a coordenadora.

Vestibular 2025.2 com inscrições abertas

O Centro Universitário São Lucas | Afya está com inscrições abertas para o Vestibular 2025.2. A prova será realizada de forma online, garantindo conforto e segurança para todos os candidatos. Os interessados devem se inscrever pelo site: www.saolucas.edu.br.

Sobre a Afya

A Afya, maior hub de educação e tecnologia para a prática médica no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 33 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.653 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 23 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo "Valor Inovação" (2023) como a mais inovadora do Brasil, e "Valor 1000" (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio "Executivo de Valor" (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 - Saúde e Bem-Estar. Mais informações em http://www.afya.com.br  e ir.afya.com.br.

SOMA COMUNICAÇÃO

Fonte: Correio Central

Sicob
Norte Rural - Soluções Agroambientais