Com apoio do Sicoob, Ecovale devolve 700 mil quelônios ao meio ambiente em 2024
Desde o início do projeto, em 7 de julho de 1999, a Ecovale tem protegido e devolvido à natureza mais de 100 milhões de filhotes de tartarugas
Entre os dias 14 e 15 de dezembro, a Ecovale - Associação Comunitária e Ecológica do Vale do Guaporé, com o apoio do Sicoob, realizou um evento simbólico de Soltura de Quelônios. Durante o evento, 700 mil quelônios foram devolvidos ao meio ambiente, marcando um importante passo na preservação das tartarugas da Amazônia.
Este é o segundo ano consecutivo em que o Sicoob Norte e suas sete cooperativas apoiam o projeto. A iniciativa visa proteger as tartarugas que desovam nas praias do município de São Francisco do Guaporé, localizado a 368 km da capital, Porto Velho. No dia 12 de dezembro, cerca de 20 mil quelônios já haviam sido devolvidos à natureza.
O Presidente do Sicoob Norte, Altair Schramm, destacou a importância do apoio da cooperativa: "Nós do Sicoob fazemos a nossa parte em apoiar e contribuir para a preservação ambiental, a cooperativa cumpre seu papel social por iniciativas dessa dimensão."
Desde o início do projeto, em 7 de julho de 1999, a Ecovale tem protegido e devolvido à natureza mais de 100 milhões de filhotes de tartarugas ao longo de seus 25 anos de atuação.
Zeca Lula, vice-presidente da Ecovale, ressaltou a relevância do apoio do Sicoob: "É muito importante o apoio do Sicoob porque a qualidade do nosso trabalho melhorou muito com esse apoio e a área de atuação do nosso projeto ampliou, isso facilita com que a gente possa abranger mais praias e com isso fazermos um salvamento maior de filhotes de tartarugas aqui na região."
A parceria entre a Ecovale e o Sicoob demonstra um compromisso conjunto com a preservação ambiental e a sustentabilidade, beneficiando a biodiversidade da região e promovendo a conscientização sobre a importância da conservação das tartarugas da Amazônia.