Em Ouro Preto (RO), homem aponta dedo médio para Polícia Militar, é detido, faz ameaça e se dá mal
Mostrar o dedo do meio é ofensivo porque é um gesto obsceno que se assemelha a um pênis ereto. Ameaçar policiais durante o exercício do trabalho também é ato infracional.
Uma cena inusitada e zombeteira foi proporcionada por um rapaz de 28 anos na manhã desta quarta-feira (5) de cinzas em uma avenida movimentada da cidade de Ouro Preto do Oeste, o indivíduo literalmente atraiu uma viatura da Polícia Militar para si, e bancou sua ousadia causando mais três situações, todas passiveis de punição pelo CP – Código Penal. Deu ruim
Ocorrência policial registrada pela corporação relata que uma guarnição se deslocava no Bairro Nova Ouro Preto pela avenida Duque de Caxias, sentido à rodoviária interestadual, momento em que avistaram um indivíduo trajando camisa cor de rosa, carregando um par de coturno preto, e um saco de pano.
No momento em que percebeu a aproximação da viatura o cidadão simplesmente ergueu o (terceiro) dedo médio da mão esquerda em atitude ofensiva e desrespeitosa, um dos gestos de insultos dos mais conhecidos.
Abordado e identificado pelas iniciais B.H.R, o rapaz continuou no modo “quero ser preso” ao se negar a levantar as mãos sobre a cabeça para ser revistado e a desrespeitar reiteradamente as ordens dos policiais militares. De acordo com a Policia Militar, quando o indivíduo enfim foi contido teria ameaçado os policiais dizendo que caso fosse preso utilizaria uma arma de fogo para se vingar usando o termo que ia colocar um revólver à mão e iria atrás (dos policias) para resolver a situação.
A partir da ameaça, mais uma viatura foi acionada para o local e o problema do indivíduo dobrou, e além de infringir o artigo 133 do CP (desacato) no momento da abordagem, também foi notificado no artigo 329 (desacato), o artigo 330 (desobediência) e, por fim, o artigo 147 que é a ameaça, que pode ser cometida por palavra, escrita ou gesto, ou qualquer outro meio simbólico.
O autor do insulto foi ouvido na Delegacia de Polícia Civil, e já foi intimado para audiência e tomou ciência que vai responder um TCO – Termo Circunstanciado de Ocorrência, de infrações penais de menor potencial ofensivo.