DB Pecuária
SICOOB OUROCREDI
Jessica machado pereira
Central Net
VALE DAS CACHOEIRAS
Logo
BOSSO SUPERMERCADO
SICOOB OUROCREDI
Top Amazon
Central Net
Obituario
VALE DAS CACHOEIRAS

Número de registros de furto de armas em Ouro Preto do Oeste preocupa autoridades

26 de novembro de 2024
Número de registros de furto de armas em Ouro Preto do Oeste preocupa autoridades

Os registros de armas furtadas ocorreram na cidade e no setor rural, segundo proprietários de todo tipo de armamento que já procuraram a polícia para relatar os crimes dessa natureza.

A Polícia Civil de Rondônia investiga mais de uma dezena de ocorrências de registro de furtos de armas em Ouro Preto do Oeste. A quantidade de armas de fogo tipo pistola, espingarda de grosso calibre, rifle, furtadas segundo registros policiais ao longo dos meses na delegacia local na UNISP, é um verdadeiro arsenal.

As vítimas que procuraram a polícia são residentes na cidade e no setor rural, em alguns casos além de roubarem armas as vítimas relataram furto em dinheiro, de joias e bens. Essas armas em mãos erradas podem causar danos à sociedade. Até um policial militar teve sua arma furtada de dentro de um veículo em um ponto turístico da cidade.

O jornal Correio Central apurou que o trabalho de investigação da Polícia Civil inclui identificar os supostos autores dos furtos dessas armas, e também se há falsa comunicação de furto, prática verificada ultimamente em atitude de quem “negocia” uma arma de fogo e tenta ludibriar as autoridades policiais, registrando crime de furto.  

Obituario
Master Dei
Central Net
Master Dei

O caso mais recente em Ouro Preto do Oeste aconteceu há duas semanas. Um homem que viajava na BR-364 vindo de um clube de tiro de Governador Jorge Teixeira procurou a Delegacia Civil para comunicar que parou no pátio do Posto Trevo, trancou as portas da caminhonete e foi até o banheiro e depois na lanchonete. 30 minutos depois, quando ele retornou encontrou a porta do carro aberta e viu que furtaram três armas, sendo dois revólveres e um rifle.

Morador da rua José Wensing afirmou que furtaram de sua casa uma pistola G3 Taurus - imagem ilustrativa

cloudinary

Em setembro, um sitiante da linha 211, procurou a polícia e afirmou que saiu de casa para ir a fundiária do sitio olhar o gado e quando retornou sua pistola Taurus TH 380 semiautomática tinha sido furtada, e que o autor do crime tinha levado a nota fiscal do armamento.

Na delegacia há registro de armas de fogo em bairros da cidade (Bairro Alvorada, Jardim Bandeirantes, Liberdade, Nova Ouro Preto), nas linhas 211, 215, 203. Até um policial civil de Rondônia registrou um furto de arma em Ouro Preto do Oeste, que segundo ele teria ocorrido no Morro Chico Mendes durante uma visita ao local turístico.

Um morador da rua João de Oliveira, no Bairro Novo Horizonte (Cohab), comunicou a polícia que uma pistola 9mm foi furtada de dentro do quarto de sua residência; Residente na rua José Wensing registrou ocorrência informando que ladrões furtaram de sua residência duas espingardas e um anel de outo avaliado em R$ 3,5 mil.

Os registros de furto foram feitos na Delegacia Civil na UNISP, em Ouro Preto do Oeste

cloudinary

Morador do Bairro Alvorada comunicou à polícia que foi vítima de furto de arma, uma pistola 9mm e que ladrões levaram vestuário, acessórios, perfumes, calçado e perfumes. Houve registro de furto de espingardas na rua dos Seringueiros, em outros endereços da cidade.   

O delegado Niki Locatelli esclarece que todas as ocorrências de crimes de furto de armamento registradas entre novembro de 2023 até o último registro há duas semanas estão sendo investigadas, as informações apuradas e investigadores se desdobram para trabalhar nos casos.

cloudinary

Tem ocorrido no país desdobramentos de investigações em que fica comprovado a intenção de dar baixa em arma de fogo comercializada ilegalmente. Segundo o delegado, todas as ocorrências geraram inquéritos policiais e se ficar comprovado dolo da parte do denunciante – constatado que o furto registrado não corresponde à verdade – configura uma falsa comunicação de crime, e a pessoa vai sofrer punições.

“Todo crime de furto de arma a gente investiga. Se ficar comprovado esse dolo da intenção e enganar as autoridades registrando um crime de furto que não ocorreu , simplesmente para realizar a venda ilegal de arma de foto, ou a baixa ilegal junto à Polícia Federal, isso pode configurar um crime de falsa comunicação de crime e o autor vai responder criminalmente, além do âmbito administrativo junto a Polícia Federal”

A Polícia Civil pede a colaboração da população em geral sobre qualquer informação sobre paradeiro de armas furtadas na região, a informação pode ser repassada ao 197 ou 190, a pessoa terá a garantia do sigilo do seu nome.

Imagens de armas ilustrativa

Fonte: https://www.correiocentral.com.br

Sicob