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Com estruturação do BNDES, ANTT publica edital para concessão da BR-364 em Rondônia

1 de novembro de 2024
Com estruturação do BNDES, ANTT publica edital para concessão da BR-364 em Rondônia

Fundamental para escoamento da produção agropecuária pelo Rio Madeira, o trecho está localizado em Rondônia.

Com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou o edital para a concessão do lote Agro Norte, composto pelo trecho da rodovia federal BR-364/RO, nesta sexta-feira, 1. O projeto ligará as cidades de Vilhena e Porto Velho, o que totaliza aproximadamente 687 km.

Este é o segundo lote a ser leiloado a partir do contrato de estruturação de rodovias federais celebrado entre o BNDES e o Ministério dos Transportes (MT). O leilão ocorrerá no dia 27 de fevcereiro de 2025, às 14h, na [B]3.

“A Rota Agro Norte é o principal corredor logístico para transportar 11 milhões de toneladas de grãos para embarque pelos terminais portuários de Porto Velho e interliga as principais cidades de Rondônia, como Vilhena e Ji-Paraná, à capital.  Este é o segundo lote com edital publicado no âmbito da parceria do BNDES com o Ministério dos Transportes”, explica o diretor de Planejamento e Relações Institucionais do BNDES, Nelson Barbosa.

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edital prevê a seleção, por concorrência internacional, do parceiro privado que ofertar a menor tarifa de pedágio, associado a um aporte de recursos em função do deságio. O vencedor explorará os trechos rodoviários executando serviços de operação, recuperação, manutenção e ampliação de capacidade com investimentos previstos de R$ 6,3 bilhões, ao longo de 30 anos.

O trecho compõe uma alternativa de escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste, integrando-se com a hidrovia do Rio Madeira em Porto Velho. As principais melhorias envolvem 108 km de duplicações complementadas com mais de 190 km de terceiras faixas em pista simples. Também está prevista a implantação do acesso aos novos terminais portuários de Porto Velho, além de vias marginais em determinadas travessias urbanas e a implantação de três Pontos de Parada e Descanso para os caminhoneiros.

Com informações Agência BNDES de Notícias

Fonte: https://www.correiocentral.com.br

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