Helicóptero do CIOPAer, da polícia de Mato Grosso, já opera em Porto Velho
As ações de combate aos crimes praticados por facções criminosas também contarão com parcerias de outros estados, a exemplo de Acre, Amazonas e Mato Grosso.
O helicóptero da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp) da frota do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer), enviado para Rondônia para apoiar a operação das Forças policiais em Porto Velho, que que tenta combater o ataque de criminosos contra a polícia da cidade e promove atos criminosos que têm deixado a população apavorada, e com medo, já está em operação na capital.
O CIOPAer conta com frota atual de 12 (doze) aeronaves, sendo 04 (quatro) helicópteros, modelo AS 350 (Esquilo – Helibrás), e 08 (oito) aviões, sendo 01 (um) monomotor modelo Cessna 210, 03 (três) bimotores Baron, 03 (três) bimotores chyennes, destes 03 chyennes, 02 atendem como UTI AÉREA e 01 (um) Jato Citation II Bravo.
De acordo com a Secretaria de Segurança, a equipe enviada na aeronave está ajudando as forças policias nas rondas, dando suporte terrestre e em outras operações aéreas.
As ações de combate ao levante desencadeado, segundo as autoridades policiais, por uma facção criminosa, também envolvem ações integradas com as policias do Acre e do Amazonas, estados vizinhos, que monitoram as fronteiras para caso de lideranças da organização criminosa tentarem empreender fuga do estado.
Ontem à noite, a Secretaria de Segurança divulgou uma lista com fotos de nove indivíduos que seriam as lideranças do Comando Vermelho em Rondônia.
As ações estratégicas desencadeadas pelo governo de Rondônia para combater a criminalidade de facções criminosas ganham reforços da Força Nacional de Segurança que irá atuar no Estado, conforme a Portaria MJSP nº 853, de 14 de janeiro de 2025. O pedido de um efetivo da tropa federal foi efetuado pelo governador Marcos Rocha, sendo prontamente autorizado pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, entendendo a necessidade de reforços para que a ordem pública seja mantida e, consequentemente, a segurança da população.
A solicitação do envio de tropa da Força Nacional foi efetuada na terça-feira (14), conforme o ofício nº 599/2025/GOV-GOV, assinado pelo governador Marcos Rocha. As medidas vêm em resposta aos recentes incidentes ocasionados por facção criminosa com ataques que resultaram em ônibus incendiados. Ações desenvolvidas pelas forças de segurança já resultaram em prisões, apreensões e mais de 350 abordagens, visando a repressão à criminalidade e, principalmente, com reforço no policiamento contra facções criminosas, a exemplo da operação “Aliança pela Vida, Moradia Segura II” desenvolvida no residencial Orgulho do Madeira, zona Leste de Porto Velho.
A força total no policiamento coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) conta com atuação da Polícia Militar de Rondônia (PMRO); Secretaria de Estado da Justiça (Sejus); Ministério Público; Polícia Civil; Polícia Técnico-Científica; Polícia Federal; Polícia Rodoviária Federal; Força Nacional; e demais instituições.