TJRO confirma pena de 16 anos de cadeia para homem que matou caminhoneiro de Ouro Preto do Oeste em Rolim de Moura
A defesa do réu alegou que o julgamento foi injusto. Rodrigo foi morto por um tiro no peito dentro da boleia do seu caminhão boiadeiro.
A Justiça de Rondônia manteve a pena de Marcelino Apolinário, réu condenado a 16 anos por matar o caminhoneiro morador de Ouro Preto do Oeste Rodrigo Lazaretti, 43 anos, em Rolim de Moura. O homicídio ocorreu na noite de 20 de outubro de 2022, no pátio de um posto de combustíveis, na cidade de Rolim de Moura.
O jornal Correio Central divulgou o crime à época. Rodrigo foi assassinado por um tiro no peito dentro do seu caminhão gaiola/boiadeiro estacionado no pátio de um posto de combustíveis da cidade.
Ele viajou a Rolim de Moura com uma carga de gado, descarregou no frigorífico e decidiu pernoitar na cidade, e foi encontrado morto no outro dia pela manhã.
A Polícia Civil descobriu que a vítima tinha tido uma discussão na noite anterior em uma distribuidora de bebidas, e a investigação da polícia judiciária chegou a Marcelino que foi preso no final do mês de novembro daquele ano.
O acusado tentou reduzir a sua pena por meio de um recurso de apelação criminal no Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), que foi negado por unanimidade, por decisão colegiada dos julgadores da 2ª Câmara Criminal do TJRO.
O caso
Consta na sentença de pronúncia (decisão que define que o réu será julgado pelo júri popular), que a motivação do crime foi um desentendimento entre réu e vítima. Segundo a pronúncia, após a discussão, a vítima ao entrar no seu caminhão foi alvejada com um tiro no tórax disparado pelo réu.
Decisão
Acompanharam o voto do relator, os desembargadores Francisco Borges e Jorge Leal. A Apelação foi julgada na sessão eletrônica realizada entre os dias 10 e 14 de fevereiro de 2025.
Apelação Criminal n. 7010399-81.2022.8.22.0010
Com informações Assessoria de Comunicação Institucional TJRO