Polícia Federal se instala em gabinete do MP em Ouro Preto do Oeste para fiscalizar as eleições de domingo
Delegado Niki Locatelli, por ser casado com uma parente do prefeito, e já ter trabalhado com o candidato delegado Julio Cesar, pediu realocação para outras cidades ainda no mês de junho.
Um delegado da Polícia Federal com equipe completa será o encarregado de conduzir a fiscalização, a contar de quarta-feira (2/10), das eleições no município de Ouro Preto do Oeste e distrito de Rondominas.
A Polícia Federal irá usar as próprias instalações da Promotoria de Justiça da comarca, onde situa o 13º Ofício Eleitoral do Ministério Público do Estado de Rondônia (Ouro Preto do Oeste, caso aja alguma demanda ou crime eleitoral para lavratura imediata de qualquer procedimento, seja prisão em flagrante ou TCO – termo circunstanciado de ocorrência.
Quanto à segurança pública, ficou definido que a Polícia Federal vai atuar juntamente com a Polícia Militar na fiscalização preventiva e exclusivamente na fiscalização repressiva de combate a crimes eleitorais em Ouro Preto do oeste. Nas demais cidades, as três forças policiais vão atuar na fiscalização preventiva com a PC e PF em conjunto na fiscalização repressiva.
A reportagem do Correio Central apurou que, em junho deste ano, o delegado Niki Locatelli, titular da Delegacia de Polícia Civil em Ouro Preto do Oeste, solicitou em ofício que ele fosse deslocado para atuar nas eleições municipais nos municípios circunvizinhos, como Teixeirópolis e Vale do Paraíso, que são jurisdicionados à 13ª Zona Eleitoral.
A esposa do delegado é parente do prefeito Alex Testoni, um dos candidatos que disputam o pleito, razão pela qual ele pediu realocação durante o pleito eleitoral para que o conjunto de ações durante o processo eleitoral transmita a maior transparência possível.
Outro ponto que pesou nessa decisão antecipada do delegado Niki Locatelli, é o fato de ele já ter trabalhado com o delegado Julio Cesar de Souza Ferreira, também candidato a prefeito, na Delegacia Civil de Ouro Preto do Oeste e em outras atividades da Polícia Civil. A realocação do delegado titular de Ouro Preto é uma forma de demonstrar equilíbrio e transparência na fiscalização do processo eleitoral.
O município de Mirante da Serra, tem o delegado George H. Lemos da Silva, que assumiu a titularidade da Delegacia Civil, que no início do 2º semestre deste ano recebeu reforço de agente e escrivão. O delegado George com a equipe de Mirante da Serra, também vai atuar no município de Nova União, distante a 18 km.
A fiscalização da Polícia Federal, a partir de Ouro Preto do Oeste, abrange além da cidade-mãe regional, e o município de Teixeirópolis, que pertencem à 13ª Zona Eleitoral, os municípios de Mirante da Serra, Nova União e Vale do Paraíso, que pertencem à 28ª Zona Eleitoral.
O juiz João Valério Silva Neto, preside a 13ª Zona Eleitoral, enquanto o juiz Glauco Antonio Alves é responsável pela 28ª Zona Eleitoral.
Fonte: www.correiocentral.com.br